• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Comando da PM do Estado conhece projeto de reconhecimento facial inovador em Caraguatatuba

O projeto piloto de monitoramento conta com 10 câmeras de monitoramento de alta resolução nos postes de iluminação, uma iniciativa Caraguá Luz e sem custo para a Prefeitura de Caraguatatuba.

Foto: Divulgação/PMC

O comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo esteve nesta quarta-feira (03/07) em Caraguatatuba para conhecer o projeto de vídeo monitoramento digital para reconhecimento facial através da iluminação pública por LED.

Estiveram presentes o diretor de Tecnologia da PM do Estado de São Paulo, Coronel PM Francisco Alves Cangerana, além do Major Shoichi, Major Paes, Capitão Malheiros, Capitão Ferrari e Cabo Lilian.

A recepção foi feita pelo prefeito Aguilar Junior, pelo vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior, e pelo diretor da empresa concessionária de iluminação pública Caraguá Luz, Pedro Iacovino.

O projeto piloto de monitoramento conta com 10 câmeras de monitoramento de alta resolução nos postes de iluminação, uma iniciativa Caraguá Luz e sem custo para a Prefeitura de Caraguatatuba.

Uma das ferramentas mais importantes do sistema é o reconhecimento facial de procurados pela Justiça e a divulgação de dados analíticos de veículos roubados, por exemplo. Trata-se do conceito de safe city, ou seja, cidade mais segura.

“Essas câmeras são para identificação de pessoas através de biometria e identificação de veículos atrás da leitura da placa do carro. As câmeras têm zoom de aproximação de até 400 metros em tempo real. Diferentes dos sistemas mais antigos, em que operadores ficam olhando as imagens na tela para identificar alguma irregularidade, esse tem inteligência artificial acoplada. Queremos estabelecer parcerias com as Polícias Militar e Civil na utilização do sistema”, destaca o prefeito Aguilar Junior.

O próprio sistema lê a placa de um veículo e compara com o banco de dados, gerando um alerta para mapear pelas próprias câmeras o roteiro do carro roubado ou irregular, além de poder localizar procurados da Justiça e pessoas desaparecidas. Com o alerta emitido, as autoridades policiais são acionadas.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.