• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Oficina de Acesso restaura cadeiras de banho para Hospital de Clínicas de São Sebastião

Projeto promove inclusão e restaura mais de 30 equipamentos em apenas 1 mês.

Foto: André Santos/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião fez a entrega nesta quarta-feira (3), de duas cadeiras de banho, restauradas pelos funcionários da Oficina de Acesso, ao Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS). Todos os colaboradores da oficina possuem algum tipo de deficiência. Desde que a Oficina de Acesso iniciou, dia 10 de junho, mais de 30 equipamentos já foram restaurados e reutilizados pela população. Outras duas cadeiras de banho passam ainda por restauro, e mais outras quatro foram doadas pelo HCSS à própria Oficina de Acesso. O projeto, realizado em parceria inédita da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI) com o Fundo Social, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Grupo Serveng, é o único do Litoral Norte a empregar pessoas com deficiência para consertar cadeiras de rodas danificadas ou quebradas. Um dos funcionários da Oficina, Marcos Messias de Almeida, 53 anos, participou do restauro das cadeiras de banho. “Somos pioneiros no Brasil, o projeto é maravilhoso, pois além de ter me dado oportunidade de trabalho me sinto feliz por ajudar tantas pessoas reformando estas cadeiras que estavam sucateadas e sem uso”, comentou Marcos, que apresenta deficiência física em razão de sequela de um atropelamento. Após o acidente, Marcos estava sem trabalhar há 3 anos. “Todo o suporte da SEPEDI e da nossa equipe de trabalho me motiva a cada dia. Parabéns ao prefeito Felipe Augusto, e aos idealizadores do projeto, a SEPEDI e a Serveng”, considerou.

As cadeiras de banho para o HCSS foram recebidas pela Guga Batelochi, coordenadora de hotelaria hospitalar, que cuida dos serviços de apoio para o paciente. Segundo ela, as cadeiras de banho são geralmente as primeiras a sofrerem desgastes. “Saíram desgastadas e agora estão novas. O que antes era sucata e despesa, agora retorna com vida útil”, destacou.

Único da região

Ercílio de Souza, responsável pela SEPEDI, destaca que a Oficina de Acesso é o único lugar do Litoral Norte para conserto de cadeiras de banho e de rodas.

“Estamos à disposição da população para fazer reparo ou mesmo receber doação de cadeiras antigas que serão recuperadas e repassadas aos que mais precisam”, comentou ao ressaltar que toda entrega pode ser feita diretamente na SEPEDI.

Serviço

Tanto a SEPEDI, quanto o Centro de Referência do Idoso estão localizados na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 812, no Porto Grande - região central da cidade.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.