• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião se qualifica para certificado no Programa Município VerdeAzul

A participação da cidade no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Foto: Divulgação/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), participa da cerimônia de qualificação para certificação do ciclo 2019 do Programa Município VerdeAzul. A solenidade ocorre em Bauru (SP), nesta quinta-feira (11). A participação da cidade no programa Município VerdeAzul (PMVA) é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.

O objetivo do PMVA é estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. A participação do Governo Municipal na cerimônia, desta quinta-feira (11), atesta a atuação da SEMAM, que foi qualificada nesta primeira etapa do programa, e que segue trabalhando para a certificação na segunda etapa. As ações propostas pelo PMVA compõem 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como: Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Município Sustentável; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Estrutura Ambiental; e Conselho Ambiental. São Sebastião Sustentável

O Governo Municipal tem seu trabalho reconhecido através do programa estadual, e continua a se empenhar no licenciamento ambiental, no investimento na estrutura de fiscalização ambiental, pagamento por serviços ambientais, hortas educativas, implantação de composteira nas escolas, além de promover a Semana de Proteção dos Manguezais, Semana da Água, Semana da Árvore, e o Programa com atividades de Educação Ambiental, em parceria com instituições ambientais da região. A SEMAM conta ainda com o Observatório Ambiental, que traz diversos itens de sustentabilidade em sua construção, como calçada ecológica, lâmpadas com sensor de presença, ventilação cruzada, piso de pneu de caminhão, acessibilidade, além de atender o Espaço de Educação Ambiental. É preciso salientar ainda que anualmente é realizado testes da fumaça preta nos veículos a diesel da frota municipal, seguindo os parâmetros para substituição e manutenção da frota através de quilometragem e tempo de uso. A atual administração municipal também destaca estar finalizando o Plano Municipal da Mata Atlântica e o de Resíduos, além do Plano de Saneamento atualizado. Outra proposta é a implantação do Plano de Educação Ambiental, com programas direcionados às escolas, além de atender a comunidade, turistas e veranistas. Também está em elaboração a implantação de um bosque no bairro de Barequeçaba, na região central do município. Além de iniciar neste semestre, a recuperação e proteção de nascentes. Outro trabalho desenvolvido e que assegura a qualidade da atual gestão, foi realizado nas escolas, com visitas monitoradas ao Viveiro Municipal, e o plantio de árvores nativas e frutíferas. Foi também realizado a identificação e georreferenciamento de ninhos de coruja buraqueira ao longo do município, onde foram instaladas placas orientando crime ambiental em caso de maus-tratos, para assim preservar e salvaguardar a fauna silvestre.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.