• G1 Vale do Paraíba e Região

Grupo de orcas é flagrado em Ilhabela

Pesquisadores registram presença de seis orcas caçando cardume de raias.

Grupo de orcas é flagrado em Ilhabela, no litoral norte de SP — Foto: Frank Santos/Mar e Vida Eco trip

Um grupo de orcas foi avistado na tarde do último sábado (20) na região sul de Ilhabela. Os pesquisadores registraram a presença de seis delas, mas o número pode ser maior.

De acordo com o pesquisador Júlio Cardoso, do projeto Baleia à Vista, as orcas estariam caçando um cardume de raias que encontraram pelas águas.

"Elas andam em grupos e se movimentam bastante porque estavam caçando. E foi muito legal porque estavam interagindo com grupo grande de fragatas. Elas atacavam as raias e as fragatas acompanhavam para pegar o que sobrava", afirmou.

As orcas encontradas neste sábado em Ilhabela são jovens, sendo cinco fêmeas e um macho. Elas tinham de sete a oito metros.

Grupo de orcas é flagrado em Ilhabela, no litoral norte de SP — Foto: Frank Santos/Mar e Vida Eco trip

Esse é o primeiro registro de orcas no litoral norte de São Paulo, mas a passagem delas pela região nessa época é considerada comum. Elas são avistadas todos os anos, mas não são tão frequentes quanto outras espécies como golfinhos. O último registro havia sido em dezembro de 2018.

Um das teorias dos pesquisadores é de que as orcas usem as águas do litoral norte de São Paulo para fazer uma espécie de limpeza de pele.

"Nas águas mais quentes daqui elas conseguem se livrar dos pequenos animais que grudam nelas em águas mais frias como no polo sul", explica o oceanógrafo Hugo Gallo, do Instituto Argonauta.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.