• G1 Sul do Rio e Costa Verde

Secretaria de Saúde alerta para surto de sarampo em Paraty

Pelo menos 10 casos da doença foram confirmados no município. Dados foram coletados de janeiro a julho deste ano.

Secretaria de Saúde alerta para surto de sarampo em Paraty

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio alerta para o surto de sarampo em Paraty, na Costa Verde do Rio. Os dados foram coletados de janeiro a julho deste ano, e mostram que pelo menos 10 casos foram confirmados no município.

Segundo a prefeitura, desde que o primeiro caso suspeito foi identificado, em março deste ano, as ações epidemiológicas foram intensificadas com treinamentos específicos na área de saúde.

Além disso, também foram promovidos o Dia D de vacinação, mutirão nas áreas rurais e urbanas, e também intensificação da vacinação em todo o município. A maioria das vítimas tem menos de 1 ano de idade.

A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Saúde, informou que devem se vacinar aqueles que estiverem com idade entre seis meses e 49 anos. A prefeitura disse ainda que não há falta de vacina em Paraty, por isso, os que ainda não se vacinaram, devem procurar os postos da Estratégia e Saúde da Família (ESF) mais próximo ou o Centro Integrado de Saúde (CIS), na Patitiba.

Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h40. No CIS o atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h40.

Perda do certificado

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde pediu às secretarias que reforçassem e ampliassem sua cobertura vacinal de sarampo, numa espécie de "pacto pela vacinação". Quase metade dos municípios brasileiros não atingiu a meta de 95% de cobertura.

Após a crise do ano passado, o Brasil perdeu o certificado de eliminação de sarampo concedida pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS), em 2016. O país não é mais considerado uma área livre da doença.

Sarampo é contagioso

O sarampo é contagioso e a transmissão pode ser feita através da saliva.Entre os sintomas mais comuns estão irritação nos olhos, corrimento no nariz, tosse e manchas vermelhas e brancas na pele. Em alguns casos, podem ocorrer febres e convulsões.

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.