• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Participantes do Caraguá a Gosto têm palestras com especialistas em comidas e bebidas

O evento será realizado de 1º de agosto e 8 de setembro em 50 estabelecimentos que inscreveram 74 pratos em oito categorias. Este é considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Litoral Norte.

Foto: Divulgação/PMC

Para profissionalizar ainda mais o atendimento a clientes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, realiza no dia 31 de julho palestras aos comerciantes que vão participar da 14ª edição do Caraguá a Gosto e uma aula show para os amantes da culinária como um todo.

O evento será realizado de 1º de agosto e 8 de setembro em 50 estabelecimentos que inscreveram 74 pratos em oito categorias. Este é considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Litoral Norte.

A partir das 18h, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), a apresentação será do renomado chef de cozinha Roberto Ravioli, que dá suas dicas no programa ‘É De Casa’, da Rede Globo, para um público de 2 mil pessoas.

Na ocasião, vai ensinar como preparar um Pappardelle com ragu de linguiça/cogumelos e erva doce. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/aula-show-com-roberto-raviolli-copia__583001.

Como o sobrenome já diz, Ravioli é descendente de italianos que cresceu na cozinha. Apesar disso, sua primeira opção foi trabalhar com prancheta, fazendo projetos arquitetônicos.

Na hora de folga, gosta de cozinhar, inventar pratos e sempre foi muito elogiado pelos amigos, principalmente em relação ao preparo de massas. Na década de 80, afetado pelo plano Cruzado, resolveu tirar da gaveta suas antigas receitas e colocar em prática o sonho de abrir um restaurante.

Assim nasceu o Empório Ravioli, na Vila Olímpia. Já como chef, ficou conhecido quando preparou a refeição servida ao tenor Luciano Pavarotti após um concerto feito pelo cantor em São Paulo, em 1991.

Na ocasião, ele preparou o Gnocchi dei Contandini (Nhoque dos Camponeses para Pavarotti), feito com uma mistura de focaccia (pão italiano), ovos, parmesão, noz-moscada e manteiga. O molho, à base de cebolinha e manteiga, leva feijões e tomates italianos.

Ainda no dia 31, às 20h, mas na Secretaria de Turismo (Setur), na Avenida da Praia, os comerciantes participantes desta edição do Caraguá a Gosto terão um workshop com profissionais na área de alimentação e bebidas como Thiago Ribeiro, sommelier profissional formado pelo Senac e certificado como WSET 3, pela WSET (Wine & Spirits Education Trust), um órgão de Londres e pela FWS (especialista em vinhos da França), além de professor de vinhos em São José Campos na vinhos de Bicicleta.

Ele conta que terá como missão apresentar os vinhos da Vinícola portuguesa Manz – o proprietário é de Caraguatatuba – com dicas de harmonização para os pratos.

Outro convidado é o chef André Otero, coordenador da Rede IGA (Instituto Gastronômico das Américas) com 130 escolas em cinco países.

Sua palestra vai abortar montagens de pratos e mercado profissional de cozinha. Na ocasião, também serão servidos peixes locais curados e defumados.

Filho de mãe portuguesa e pai espanhol, André Otero nasceu no fogão com sua mãe confeiteira portuguesa. Cozinheiro, padeiro e confeiteiro suas habilidades conquistaram o mundo através de sua arte, palestras, aulas-show vibrante, cheia de cores e sabores franco brasileiros.

Neste ano, os 50 comerciantes participam com 74 pratos nas categorias Carnes e Aves, Comida de Boteco, Culinária Internacional, Frutos do Mar, Lanches Artesanais, Pizzas, Sabores da Praia e Sobremesas.

Confira as categorias e estabelecimentos participantes

  • Carnes e Aves – Tapera Branca, Quiosque Maré Mansa, O Quintal, Garage Bar, Takher, Bar do Julinho e Gamboa.

  • Comida de Boteco – Água Doce Cachaçaria, A Cabana Pizzabar, Aí Sim Teles, Camarim Rock Bar, Batatuba, Mala e Cuia, Empadas do Villaça, Espeticho, O Quintal e Ticos Burger

  • Culinária Internacional – Taller Gastronomia, Kintal do Neno, Espeticho, Nori Sushi, Caiçaras, Kadu Lanches, Alegro Sushi Pizza Bar e Zanfredo.

  • Frutos do Mar – Mar à Vista, Toca do Robalo, Kiskonofre, Balaio Caiçara, Quiosque Ferragut 46, Ostra & Ouriço, Surfs, Manduca, Mar e Terra, Quiosque Baleia Branca, Guaruçá, Baleares, Gamboa, Bar do Japonês e Caiçaras.

  • Lanches Artesanais – Kadu Lanches, Zanfredo, Rei Burgers, Santo Suco, Guará Burguer, La Costa Café, Ticos Burger, Camarim Rock Bar, Bangabô, Garage Bar e Resenha’s.

  • Pizzas – Japa Pizza, Alegro Sushi Pizza Bar, Officina das Pizzas, Pizzaria do Neno, Resenha’s, Toca do Robalo e Aí Sim Teles.

  • Sabores de Praia – Quiosque Canto Bravo, Kiskonofre, Quiosque do Marquinhos, Quiosque Ferragut 46 e Bar do Japonês.

  • Sobremesas – Açaí JCR, Docas Açaí, Sodiê Doces, Bangabô, Allegro, Café D’ary, Balaio Caiçara, Santo Suco, Officina das Pizzas, Baleares e La Costa Café.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.