• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Projeto Baleia à Vista promove votação popular para o nome do bebê Jubarte

Filhote nasceu nas proximidades de Ilhabela.

Foto: Divulgação/PMI

Qual nome combina mais com o nosso bebê Jubarte? Ajude a escolher, não é sempre que podemos dar nome a um bebê baleia, não mesmo? O Projeto Baleia à Vista, promove uma votação popular para o nome do filhote de Jubarte, avistado na costa sul de Ilhabela. Belinha, Borrifo, Sebá, Tião e Jubinha?

Ilhabela tem recebido com alegria as gigantes do mar, que escolheram o arquipélago para serem avistadas. Nossos turistas estão postando vídeos e fotos dos seus excepcionais encontros durante os passeios de barco, e as que mais nos visitam são as baleias da espécie Jubarte.

Em um desses especiais encontros foram registrados mãe e filho (imagens captadas por um Drone) e segundo os especialistas, o filhote aparenta ter poucos dias, eles nadavam com tranquilidade a 400 m da costa do Borrifos, visto apenas uma vez, o filhote pode ser o primeiro nascido no Litoral Norte, a reprodução da espécie em águas brasileiras ocorre, normalmente, em Abrolhos, na Bahia.

Por ser o primeiro bebê baleia, nascido no Litoral Norte de São Paulo, ganhará um nome, que será escolhido por meio de votação, aberta ao público e promovida na internet, por entidades de proteção à espécie com prazo para escolha até o dia 31 de agosto. A ideia foi lançada por Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, que há muitos anos monitora e registra a passagem de baleias pelo Litoral Norte.

Os nomes pré-selecionados Belinha, Borrifo, Sebá, Tião e Jubinha foram escolhidos pelo projeto Viva Baleias, Golfinho e Cia, Projeto Baleia à Vista, Mar e Vida Eco Trip, Sea Shepherd e Instituo Argonauta, que atuam na proteção à vida marinha, mas outros nomes podem ser sugeridos pelos internautas.

Mais de 300 baleias já teriam sido avistadas no Litoral Norte até o mês de julho. No ano passado, 83 animais foram avistados na região, entre junho e setembro.

Para sugerir o nome do bebê Jubarte é só clicar no link http://bit.ly/2Z8tfUx.

O que fazer ao avistar uma baleia?

Entre as normas de avistagem destacam-se não se aproximar de qualquer espécie de baleia com motor engrenado a menos de 100m de distância do animal mais próximo, devendo o motor ser obrigatoriamente mantido em neutro; não reengrenar o motor para afastar-se do grupo sem ter avistado claramente a (s) baleia (as) na superfície a uma distância de, no mínimo, 50m da embarcação; não perseguir, com motor ligado, qualquer baleia por mais de 30min, ainda que respeitadas as distâncias estipuladas e outras.

O projeto Baleia à Vista tem como missão monitorar, registrar e levantar informações sobre as espécies de baleias e outros cetáceos que frequentam a região de São Sebastião e o arquipélago de Ilhabela, além de desenvolver atividades socioeducativas com comunidades litorâneas da região, por meio da difusão de informação e educação ambiental. Também apoia grupos de estudos interessados em biologia e ecologia de cetáceos e conservação marinha.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.