• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Crianças e jovens podem fazer parte do grupo de Escoteiros do Litoral Norte

O objetivo do movimento é de aperfeiçoar seis áreas do desenvolvimento dos jovens participantes, sendo eles, físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e o caráter.

Foto: Divulgação/PMC

Fundado em 1987, o 85º Grupo Escoteiro (G.E) Caraguatá atua na cidade há 31 anos. Assim como o nome do município e, como forma de homenagear a cidade que o acolheu, o nome do grupo deriva de uma planta nativa da Mata Atlântica que era abundante na cidade.

O G.E Caraguatá faz parte do 33º Distrito Escoteiro do Litoral Norte, que abrange as quatro cidades: Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. O objetivo do movimento é de aperfeiçoar seis áreas do desenvolvimento dos jovens participantes, sendo eles, físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e o caráter.

O grupo que iniciou com sete participantes em caráter experimental, hoje conta com 37 jovens divididos em quatro ramos, que são subdivididos por idade. As atividades desenvolvidas por cada um são de nível básico, ou seja, são voltadas para o instinto de sobrevivência, promovidas ao ar livre e em equipe, englobando práticas de como montar uma fogueira, fazer escaladas, trilhas, entre outras.

Além de terem a oportunidade de se desenvolver em nível educacional, os escotistas também se envolvem ativamente junto a comunidade em que estão inseridos, participando de eventos cívicos municipais, auxiliando como voluntários em campanhas de arrecadação de agasalhos, alimentos e contribuindo com atividades sociais.

Crianças e jovens a partir dos 6 até os 21 anos de idade podem participar do movimento. O Ramo Lobinho é especialmente voltado para crianças de 6 a 10 anos. Próximo de completar 11 anos, o escotista é encaminhado para o Ramo Escoteiro, onde permanece até os 14 anos.

Ao completar 15 anos, uma nova etapa de transição é realizada, preparando o jovem para o próximo nível, chamado de Ramo Sênior, que abrange adolescentes dos 15 aos 17 anos. Concluída mais essa fase, o último ramo é o Pioneiro, que integra jovens de 18 a 21 anos incompletos.

Ao encerrar sua caminhada como jovem no Movimento Escoteiro, é possível continuar as atividades como adulto voluntário e participar ativamente de eventos na comunidade em que está inserido.

Os jovens da cidade que desejarem participar do movimento podem realizar as inscrições em qualquer época do ano. Basta os responsáveis comparecerem ao 85º GE Caraguatá, munidos de atestado de aptidão física da criança, realizar uma entrevista e pagar uma taxa anual que varia de 90 a 100 reais. A taxa é para realização obrigatória do Registro Escoteiro junto a União dos Escoteiros do Brasil.

O 85º GE Caraguatá está localizado na Av. Eder Silva Rodrigues Alves, 421 – Pontal Santa Marina.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.