top of page
  • Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela entrega oficialmente o mirante 'Amanda Almeida'

Homenagens e muita emoção tomaram conta do evento.

Foto: Divulgação/PMI

Agraciados por um magnifico pôr do sol, e uma linda homenagem feita de uma forma tão carinhosa! Assim a Prefeitura de Ilhabela, entregou na tarde da sexta-feira (26), o novo mirante do Piúva, localizado na região Sul, cujo o nome não poderia ser outro: Mirante “Amanda Almeida”.

No evento, uma homenagem a jovem foi transmitido por vídeo com os momentos vividos por ela, emocionando a todos os presentes, em especial sua mãe Bernadete Ribeiro e seu pai Caetano de Almeida, que abriu o coração, “Primeiramente, agradeço a Deus por estar aqui. Me faltam palavras por que já mostraram tantas coisas boas sobre ela, mas neste mirante eu acho que o coração colocado ali, será o que melhor irá representar a minha filha, não só dela, mas o meu também, com todo esse carinho recebido. Agradeço a todos que contribuíram para que essa homenagem acontecesse, nunca imaginei que ficaria tão conhecida a história da minha caçula, agradeço a todos que contribuíram e todos os presentes. Esse mirante, será a marca da Amanda no mundo.

A Prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha esteve presente na cerimônia, acompanhada dos secretários Rogério de Lucca Moraes (Planejamento Urbano, Obras e Habitação) e Luiz Lobo (Planejamento e Gestão Estratégica), que contou também, sobre como a jovem era atenciosa com sua filha, “Ela era amiga da minha filha, tinha um carinho enorme por ela, nas festas que estivemos juntos, minha filha era mais nova, então ela ficava preocupada da pequena cair quando estava brincando, sempre ficava de olho, com todo zelo, quase como uma irmã mais velha. Ela era uma menina muito carinhosa, que irá deixar saudades. Digo a você Dete, parabéns pela linda filha que teve. ”

Os amigos de Amanda: Paula Fernanda, Amanda Ferraz, Gabriela Pertanela e Tiago Brito, deram um depoimento falando sobre o prazer de ter conhecido e convivido com a homenageada. “Neste momento, ela deve estar se sentindo, por que agora ela tem um mirante, ela merece muito, aqui se tornou um dos melhores da ilha para tirar foto”, destacou Amanda.

Já a amiga Paula Fernanda “Este local, por muito tempo ficou marcado como um lugar triste, devido ao ocorrido, e agora com o mirante as letras coloridas, ficou com a cara dela, ele viverá cheio e badalado, será sem dúvida o melhor point da ilha, ele será o lugar da Amanda”.

O Mirante “Amanda Almeida” conta com iluminação cenográfica de impacto e paisagismo complementar. O espaço pode ser admirado de lugares variados, inclusive por passageiros durante a travessia São Sebastião-Ilhabela. Além disso, tem guarda corpo translúcido, uma plataforma com deck em balanço de formato triangular de 20x14m. Apoiado em estrutura metálica galvanizada e deck de madeira reciclada sob a encosta, a plataforma com o logo “Ilhabela”, tem dimensões de 12,75m de comprimento, 0,30cm de largura e 1,78m de altura. Foi entregue também, o estacionamento de apoio ao mirante, com 21 vagas, que atenderá a demanda de visitação ao espaço, que já é ponto turístico e hoje conta com um grande diferencial que agrega mais ao potencial do local.

Entre os propósitos da área é de fazer com que o arquipélago de Ilhabela, seja levado para todos os cantos, não só nas fotos, mas na memória dos visitantes. Por que além de gerar mídia espontânea para Ilhabela, se torna mais um cartão postal. “Muitas pessoas já passam por ali, e registram fotos lindas, com uma bela paisagem. Esse mirante é especial não só para nós moradores, turistas e veranistas, mas para a família da Amanda que a perdeu tão precocemente, mas que estará eternizada neste local, tão festivo como a vida que ela viveu”, finalizou Gracinha.

Após a cerimônia de inauguração, foi realizado o Luau Cultural, com muita música, boa organizado pela Secretaria de Cultura.

Homenageada

Nascida em Ilhabela no dia 23 de março de 1996, filha de Bernadete de Lourdes Ribeiro e Caetano de Almeida, Amanda é a irmã caçula de Flávia, Daniela, Caetano Junior e Pedro Paulo, com quem dividiu travessuras de uma infância abundante e feliz pelas ruas da Ilha, construindo mais do que laços de sangue e cumplicidade inerentes aos irmãos.

Renato Russo dizia que “saudade é o que fica daquilo que não ficou”. Essa é uma das frases do perfil de Amanda de Almeida no Facebook; a jovem do sorriso cativante que dividiu sua alegria e intensidade por 17 anos com os moradores de Ilhabela, em especial com muitas outras pessoas que tiveram a dádiva de conhecê-la.

O jeito moleca, aliado ao sorriso extraordinário e uma imensa simpatia, fez de Amanda uma garota apaixonante, repleta de amigos e admiradores. Cursou o Ensino Fundamental na E. M. Anna Leite Julião Torres, na Praia Grande, e o Ensino Médio na E. E. Professora Maria Gemma, na Barra Velha, onde atuou em diversos projetos.

Apaixonada pela vida, pelos amigos, e pelo seu time do coração, o Corinthians, Amanda tinha o sonho de cursar Arquitetura e Urbanismo, mas precisou desempenhar seus préstimos ao lado de Deus, partindo precocemente no dia 3 de novembro de 2013, em consequência de um acidente de moto próximo ao local onde foi construído o mirante.

De acordo com familiares e amigos de Amanda, ela estará sempre presente nas lembranças que deixou. Eles destacam: “é preciso amar mais, ouvir mais, abraçar mais e, sobretudo, ‘não morrer de medo, pois a vida acaba muito cedo’”. Essa também era uma das frases que giravam em torno da vida de Amanda de Almeida.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page