• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião recolhe mais de uma tonelada de lixo durante a 2ª Semana de Proteção aos Manguezais

Ação ambiental contou com participação de entidades e moradores.

Foto: Divulgação/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), realizou de 22 a 26 de julho, nos mangues dos bairros Enseada, Juquehy, Barra do Sahy e Centro (Colhereiro e Araçá), um mutirão de limpeza de Costa Norte a Sul do município. Essas ações integraram a programação da 2ª Semana de Proteção aos Manguezais, que encerrou na última sexta-feira (26), e ocorreu em comemoração ao ‘Dia Mundial de Proteção aos Manguezais’, celebrado nesta data.

Durante a limpeza realizada nos cinco mangues foram retiradas mais de uma tonelada de resíduos. Entre os mais comuns, sacolas plásticas, garrafas pets, vidros, e outros inusitados como, pneus, sapatos e, até um assento de automóvel foi encontrado no mangue de Juquehy. O encerramento foi nesta sexta-feira (26), no manguezal Araçá, região central.

Participaram das limpezas, 59 voluntários. Para a moradora de São Sebastião, Raquel Luciano Garcia, é muito triste o descaso de algumas pessoas que persistem em jogar lixo nos manguezais. “Eu moro a dois anos na área do mangue do Araçá e vejo quanto lixo vem com a maré. Faço um trabalho de formiguinha tentando limpar a área. O manguezal é um ecossistema importantíssimo. Excelente a iniciativa de limpeza e conscientização da prefeitura, juntamente com a população local”, afirmou Raquel.

De acordo com Luís Felipe Natálio, colaborador do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) – que participou da limpeza do Mangue do Colhereiro, região central – ações como estas ajudam, apesar de não serem suficientes para retirar todo o lixo. “A atitude simboliza a mudança de hábitos, o amor e o respeito que todos deveríamos oferecer à natureza e, em especial, aos manguezais, ecossistemas responsáveis pela vida que fervilha em nossos litorais e mares”, concluiu Natálio.

A realização da 2ª Semana de Proteção aos Manguezais contou com o apoio do Instituto Terra e Mar, Instituto Conservação Costeira (ICC), Clube dos Desbravadores, Instituto Supereco, Instituto Argonauta, Associação Comunitária Amigos de Juquehy (SAMJU), Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) e Thunder Ocean Limp.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.