top of page
  • Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Carreta do Senai chega a Caraguatatuba para curso de lingerie

O espaço desenvolvido para as aulas é equipado com máquinas e vários utensílios próprios para costura. O curso, totalmente gratuito, é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com o Senai.

Foto: Divulgação/PMC

Quando abrimos a porta da carreta do Senai, podemos enxergar um imenso espaço que traz a sensação de realização e o começo de um futuro promissor. As máquinas de costura com seus carretéis de linhas coloridas, que fazem a pessoa se perder, parecem não ter fim.

Com essas sensações, 12 alunas iniciaram o curso de Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, nesta quinta-feira (01/08), na escola móvel do Senai, instalada ao lado da Secretaria de Turismo.

O espaço desenvolvido para as aulas é equipado com máquinas e vários utensílios próprios para costura. O curso é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com o Senai. Além de ser totalmente gratuito, tem como objetivo a capacitação, profissionalização e geração de renda.

No primeiro contato entre instrutora e aluno é sempre importante começar conhecendo um pouco mais sobre história e a “bagagem” que cada um traz para a aula, contou Adriana Lion Botelho, instrutora do curso. “Estou muito feliz com o que está acontecendo; sempre começo fazendo uma entrevista com as alunas, perguntando qual é história que elas trazem”, afirmou.

Adriana, que está no Senai há 19 anos, espera que as alunas terminem o curso com o objetivo de abrir o próprio negócio ou fazer prestação de serviço. “Dá muito orgulho de ouvir alguém dizendo que abriu o próprio negócio depois do curso; isso é gratificante”, ressaltou a instrutora.

Dona Joelita Marques de Souza, de 69 anos, tem uma história muito interessante com outra aluna do curso, Ana Célia Ramos de Paiva, de 41 anos. As duas têm mais de 15 anos na área da costura. A história delas começou no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), quando uma funcionária apresentou Dona Joelita para Ana Célia. As duas se inscreveram juntas e conseguiram a vaga.

Ana Célia disse que costura de tudo um pouco, faz reforma e que “a temporada é a melhor época para vender peças moda praia”. Joelita contou que seu sonho era fazer um curso como esse. “Existe muita técnica para fazer um bom biquíni; precisamos fazer biquínis de boa qualidade”, disse.

Na próxima aula, iniciam as aulas práticas com modelagem e montagem. O curso tem carga horária de 160 horas, encerrando no dia 30 de agosto.

Até o fim do ano serão promovidos mais cursos de qualificação gratuitos, nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, náutica e têxtil e serão anunciados de acordo com a programação do Senai.

As inscrições sempre são divulgadas por meio do site e facebook da Prefeitura de Caraguatatuba ou do Fundo Social: https://tinyurl.com/y4pvu4bx.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page