• G1 Sul do Rio e Costa Verde

Fiéis se unem para reformar igreja histórica de Angra dos Reis

A construção, que tem quase dois séculos de existência, estava fechada há dez anos.

Fiéis se unem para reformar igreja histórica de Angra dos Reis

Patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Angra dos Reis, é uma das mais antigas da Costa Verde. A construção é de 1834 e ficou fechada por 10 anos. Quando foi reaberta em 2014, a igreja estava em condições precárias.

No ano seguinte, a comunidade se uniu para tentar resgatar a igreja, que já tinha sido condenada. Com a autorização do IPHAN, eles conseguiram iniciar a reforma.

Com o processo de restauração, a identidade original da igreja começou a ser descoberta. Tudo que já tinha sido modificado no decorrer dos anos foi sendo resgatado.

O objetivo da comunidade é criar também um museu para expor as peças antigas, como os sinos, que são de 1827 e outras peças do acervo que hoje não estão no Museu de Arte Sacra, no Centro de Angra.

“É um anseio da comunidade da gente resgatar nossas peças que estão guardadas e fazermos um mini museu. Visto que temos já o sino, temos peças de madeira e outros utensílio que etão guardados e a gente pretende colocar aqui como exposição para a comunidade e para os nossos visitantes”, explicou um dos moradores Angelo de Carvalho.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Angra dos Reis

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.