- G1 Sul do Rio e Costa Verde
Fiéis se unem para reformar igreja histórica de Angra dos Reis
A construção, que tem quase dois séculos de existência, estava fechada há dez anos.

Patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Angra dos Reis, é uma das mais antigas da Costa Verde. A construção é de 1834 e ficou fechada por 10 anos. Quando foi reaberta em 2014, a igreja estava em condições precárias.
No ano seguinte, a comunidade se uniu para tentar resgatar a igreja, que já tinha sido condenada. Com a autorização do IPHAN, eles conseguiram iniciar a reforma.
Com o processo de restauração, a identidade original da igreja começou a ser descoberta. Tudo que já tinha sido modificado no decorrer dos anos foi sendo resgatado.
O objetivo da comunidade é criar também um museu para expor as peças antigas, como os sinos, que são de 1827 e outras peças do acervo que hoje não estão no Museu de Arte Sacra, no Centro de Angra.
“É um anseio da comunidade da gente resgatar nossas peças que estão guardadas e fazermos um mini museu. Visto que temos já o sino, temos peças de madeira e outros utensílio que etão guardados e a gente pretende colocar aqui como exposição para a comunidade e para os nossos visitantes”, explicou um dos moradores Angelo de Carvalho.
