• Eduardo Cesar

Operadora convida para vivência no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba

A próxima viagem, marcada entre os dias 6 a 8 de setembro, tem uma série de atividades para o viajante conhecer de perto a história e a cultura de uma comunidade quilombola.

Foto: Divulgação

O Quilombo da Fazenda é formado por famílias de descendentes de africanos escravizados, e que hoje carregam consigo toda a história de força e resistência de sua ancestralidade e preservam saberes tradicionais que compõem o mosaico cultural do nosso país.

Nesta vivência está programada o aprendizado, tanto na teoria quanto na prática, de todo o processo da produção de farinha artesanal, desde o plantio da mandioca, passando pela etapas de produção, até o produto final, tudo isso com o acompanhamento de um morador local.

Ainda na programação, a indispensável Roda de Conversa com o Seu Zé Pedro, mestre quilombola, um momento muito rico para se conhecer os modos de vida, os meios de subsistência e alguns contos e histórias do passado da comunidade.

Como o quilombo está incluído no Parque Estadual da Serra do Mar, uma bela trilha também faz parte da programação, a Trilha do Jatobá, uma excelente oportunidade para sentir e se conectar com a natureza, aprender sobre o ecossistema local e entender a íntima relação dos quilombolas com a floresta. E claro, nessas vivências não podem faltar música e dança. O grupo Ô de Casa oferecerá uma marcante apresentação de Jongo, manifestação cultural tradicional e muito representativa herdada dos ancestrais africanos.

Com muitas conexões, entre todas as trocas de experiências, sentimentos e saberes que permeiam toda a vivência, há também os sabores, pois comida é um assunto levado a sério! Deliciosos pratos tradicionais das culturas quilombola e caiçara serão preparados e oferecidos com muito zelo.

O investimento para a vivência é de R$ 450,00 e inclui 2 noites de hospedagem coletiva em casa familiar, todas as refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), todas as atividades da programação com guias e monitores locais e acompanhamento da equipe organizadora.

As vagas são limitadas e as reservas devem ser feitas online.

Programação:
  • Oficina de Produção Artesanal de Farinha

  • Roda de Conversa

  • Apresentação de Jongo

  • Trilha do Jatobá e banho de cachoeira

Serviço
VIVÊNCIA NO QUILOMBO – SABERES TRADICIONAIS

Data: 6 a 8 de setembro (a chegada é na sexta a noite e o retorno no domingo a tarde)

Local: Quilombo da Fazenda, Picinguaba, Ubatuba/SP

Inclui: Duas noites de hospedagem coletiva em casa familiar, todas as refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), todas as atividades da programação com guias e monitores locais, acompanhamento da equipe da Plana.

Valor: R$ 450,00

Reservas: https://forms.gle/E3GBZnwMgn7prPDe9

​Observações:

  • As vagas são limitadas, não deixe para última hora!

  • As crianças são bem-vindas, traga a sua família! Crianças de até 6 anos não pagam, e crianças entre 7 e 12 anos pagam meia.

  • O transporte não está incluso, mas incentivamos as caronas colaborativas, uma forma mais econômica e sustentável de chegar até a vivência.

Posts Relacionados

Ver tudo
[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.