• G1 Vale do Paraíba e Região

Ilhabela tem primeiro diagnóstico de sarampo em 20 anos

Paciente é uma jovem de 18 anos que mora na Barra Velha. Segundo a Vigilância, ela está em casa e passa bem. Outros quatro casos suspeitos são investigados pela prefeitura.

Paciente é uma jovem de 18 anos que mora na Barra Velha. Segundo a Vigilância, ela está em casa e passa bem. Outros quatro casos suspeitos são investigados pela prefeitura. - Foto: Divulgação

Uma jovem de 18 anos é a primeira paciente diagnosticada com sarampo em Ilhabela em duas décadas anos. A confirmação da doença foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica do município nesta sexta-feira (23). Outros quatro casos suspeitos são investigados pela prefeitura.

A vítima é moradora na Barra Velha. De acordo com a prefeitura, ela não precisou ser internada.

Todas as pessoas que tiveram contato com a paciente receberão uma dose da vacina, segundo a Secretaria de Saúde de Ilhabela.

Vacinação

A vacina contra o sarampo está disponível para os moradores em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.

Crianças devem receber duas doses da vacina, uma aos seis meses e a segunda ao completar um ano.

Quem tem até 29 anos e não se imunizou quando criança deve receber duas doses. Dos 30 aos 59 anos, é recomendada uma dose única da vacina. A orientação é que gestantes não sejam vacinadas.

Casos na região

Caçapava é a cidade com mais casos de sarampo no ano na região, com nove registros. Em São José são oito casos positivos; em Pinda, quatro e; em Taubaté, três. Atibaia tem dois casos confirmados e, Piracaia e Bom Jesus dos Perdões têm um registro da doença cada.

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.