• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Patrulha Maria da Penha reforça proteção às mulheres vítimas de violência em Caraguatatuba

Implantada pela Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha acompanha por meio de visitas domiciliares, as mulheres que possuem medidas protetivas e também acompanham os agressores.

Foto: Divulgação

A Campanha “Agosto Lilás” segue com a conscientização pelo fim da violência contra a mulher e desde o mês de maio, Caraguatatuba possui mais um serviço de proteção às mulheres vítimas de violência: a Patrulha Maria da Penha.

Implantada pela Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha acompanha por meio de visitas domiciliares, as mulheres que possuem medidas protetivas e também acompanham os agressores.

Em caso de não cumprimento da parte do agressor, a mulher aciona a Patrulha, e logo em seguida, a equipe se dirige até o local.

Segundo o capitão PM Luiz Fernando, as vítimas recebem orientação quanto ao uso do aplicativo SOS Mulher e algumas outras instruções. “Já para os agressores, informamos quanto ao cumprimento da medida protetiva e quais as causas que o não cumprimento pode acarretar”, explicou.

Sobre o aplicativo, a mulher aperta o botão e imediatamente aciona a Polícia Militar. A viatura mais próxima é enviada rapidamente até o local de onde foi emitido o sinal por meio do celular.

A Patrulha atua em torno de 90 dias, com três visitas mensais. Após o término do prazo, a equipe policial encaminha ao Fórum Municipal os relatórios de atendimento, para uma nova avaliação. Caso haja necessidade, o serviço é retomado.

Desde maio deste ano, mês em que a Patrulha Maria da Penha foi implantada no município, mais de 180 visitas foram realizadas. Em conjunto com a Polícia, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) também acompanha as vítimas com apoio de assistente social e psicólogo. São mais de 200 atendimentos por mês.

Sua denúncia pode salvar uma vida! Denuncie, ligue 180!

Serviço

Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM)

Endereço: Av. Cuiabá, 400 – Indaiá

Telefone: 3883-9908

Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)

Endereço: Av. Maranhão, 341 – Indaiá

Telefone: 3882-3242

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.