• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Palestras gratuitas do Empreenda Caraguatatuba 2019 seguem com inscrições abertas

Evento acontece nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de setembro, das 14h às 21h, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguá.

Foto: Divulgação/PMC

A abertura oficial do Empreenda Caraguatatuba 2019 será no dia 18 de setembro (quarta-feira), às 14h, na Praça da Cultura, no Centro. Em seguida, às 15h, no Auditório 1, a palestra “Caraguatatuba e seus Potenciais de Negócios”, com o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, marca o início do ciclo de debates da feira de empreendedorismo. Os interessados podem se inscrever gratuitamente nas palestras, pelo site http://empreendacaraguatatuba.com.br/.

A Prefeitura de Caraguatatuba promove o “Empreenda Caraguatatuba 2019” nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de setembro, das 14h às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O evento, aberto ao público, contará com exposição e venda de produtos e serviços, além de palestras, workshops e rodadas de negócios entre os empresários da cidade e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM/Vale), em aérea de 4.950 m².

Aguilar Junior é formado em Ciências Biomédicas e pós-graduado em Citologia Oncótica e Endócrina e em Direito pelo Centro Universitário Módulo. É empresário do ramo da construção civil e é o segundo prefeito mais jovem da história da cidade. Além do prefeito, também ministram palestras nos cinco dias de evento, nomes como Laura Barbosa (analista de importações da Investe SP), Geraldo de Assunção Júnior (especialista em programação neurolinguística), Igor da Guia Rosa (engenheiro da UTGCA Monteiro Lobato), Henrique Nunweiler (fundador das franquias Desbravadores Airsoft e Action VR de jogos de diversão), Guilherme de Almeida Rosa (diretor da ABRH/SP – Regional Vale do Paraíba e supervisor do CIEE de São José dos Campos), Maurício Tomé (administrador de empresas, instrutor MasterMind Lince e diretor Distrital Vale do Paraíba na empresa Master Mind Treinamentos de Alta Performance), Érika Stancolovich (CEO do Instituto Stancolovich, doutora em Psicanálise e Oficial da Reserva de 2ª classe da Força Aérea Brasileira), Cezar Scarpato (arquiteto e urbanista, com certificação internacional em edificações sustentáveis – selo verde) e Luiz Otávio Cristo Cabral (formado em Aviation Science pela North Shore Community College –Massachussets, EUA/ e Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos – UNG), instrutor de voo e diretor da Charlie 0, empresa de consultoria em treinamentos aeronáuticos).

O “Empreenda Caraguatatuba 2019” visa incentivar a integração entre comércio, indústria, serviços, instituições de fomento, universidades e comunidade, com temas relacionados à capacidade e iniciativas empreendedoras do município; fortalecimento da rede de empresas locais; fomento para atrair novas empresas para se instalarem no município; e fortalecimento da cultura do empreendedorismo e formalização de trabalhadores autônomos.

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibilizará 86 estandes com 4 x 4 m de medida para o evento. Os estandes vão contar com energia elétrica e conexão à internet, ficando a cargo do expositor a estilização, decoração e criação da identidade visual do espaço, com sinalização bilíngue em Línguas Inglesa e Portuguesa.

Em 2019, a organização ofertou 76 estandes para empresas do município de Caraguatatuba e outros 10 para firmas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM/Vale).

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Av. Frei Pacífico Wagner, nº 163, piso Superior – Centro. O horário de atendimento ao público é das 9h às 16h30. Mais informações pelos telefones (12) 3897-1101 e (12) 99779-1638; ou pelos e-mails planejamento@caraguatatuba.sp.gov.br e contato@empreendacaraguatatuba.com.br.

As inscrições para palestras, rodadas de negócios e oficinas (vagas limitadas) são realizadas no site www.empreendacacaguatatuba.com.br. Outros detalhes também podem ser encontrados na FanPage do Facebook https://www.facebook.com/empreendacaraguatatuba2019/, perfil no Instagram @empreenda_caraguatatuba. A entrada é gratuita.

Alimentação

A Prefeitura de Caraguatatuba também publicou o Edital de Chamamento Público 05/2019 para selecionar seis empresas do segmento de alimentação para o “Empreenda Caraguatatuba 2019”. As empresas utilizarão estruturas com 4x6m de extensão.

Além dos espaços, a Prefeitura Municipal fornecerá energia elétrica, iluminação, água, esgoto e conexão à internet. No Empreenda Caraguatatuba 2019, a organização sorteou três estandes entre os estabelecimentos participantes do 14º Festival Gastronômico Caraguá a Gosto (realizado de 1º de agosto a 8 de setembro), além dos outros seis do Edital de Chamamento Público 05/2019.

Realidade Virtual

O Sebrae/SP traz a realidade virtual aplicada aos negócios para o Empreenda Caraguatatuba 2019. Ao colocar os óculos de realidade virtual, o usuário participará de um tour uma loja-conceito de moda e as tendências do mercado. No passeio, receberá dicas de iluminação, layout e organização de produtos.

O ambiente apresenta os conceitos de visual merchandising para lojistas ou interessados em investir no setor. Ao chegar ao espaço, o visitante recebe os óculos de realidade virtual para assistir vídeos desenvolvidos com tecnologias 3D e 360°, que demonstram a ambientação de uma loja. O tour tem duração de 20 minutos com apresentação de vídeos.

O Empreenda Caraguatatuba é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, e conta com o apoio da Sabesp, Sebare/SP, Grupo Focus Leader, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP), Associação dos Quiosques de Caraguatatuba (AQC), Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), De Huber Acabamentos para Construção, Caraguá Luz, Charlie 0 – Gestão e Suporte de Treinamento Aeronáutico, Concessionária Tamoios, MasterMind Treinamentos de Alta Performance, Grupo Studio, Optilink Ultraconexão, Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Imaruí Litoral Norte Distribuição Logística Ltda, Inglês Inteligente, Instituto Federal (IF/SP), Litoral Med, Centro Universitário Módulo e Petrobras.

Confira a Programação do Empreenda Caraguatatuba 2019

Dia 18 de setembro (quarta-feira) – Auditório 1

15h – “Caraguatatuba e seus Potenciais de Negócios”, com o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior

Portfólio: Formado em Ciências Biomédicas e pós-graduado em Citologia Oncótica e Endócrina pela Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito pelo Centro Universitário Módulo; empresário do ramo da construção civil, chefe de Gabinete da Prefeitura de Caraguatatuba entre 2005 e 2007; presidente da Rede Casa Vale Mais em 2014 e 2015; eleito prefeito de Caraguatatuba em outubro de 2016. Aos 39 anos é o segundo prefeito mais jovem da história da cidade e tem como bandeiras a saúde e regularização fundiária e utiliza como slogan de seu governo “A Gente faz, a gente cuida”.

18h30 – “Expandindo Negócios além das Fronteiras Nacionais”, com a analista de exportação da Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), Laura Barbosa

Portfólio: Formada em Economia e Relações Internacionais com pós em Inteligência Competitiva, é uma profissional com experiência diversas no setor privado (empresas multinacionais e familiares), terceiro setor e em empresas governamentais. Atualmente na Investe São Paulo, Laura tem passagens pela IBM Brasil, SER Informática e ADVANCE Consulting, além do voluntariado na CISV – Children International Summer Villages – organização sem fins lucrativos, independente, apartidária e voluntária, que promove a educação para a paz e amizade intercultural.

19h40 – “Atitude Empreendedora – A Chave Mestra para Todos os seus Sonhos”, com Geraldo de Assunção Júnior

Portfólio: Formado em NLP Practitioner (Programação Neurolinguística), IN pela International Association of – NLP Institutes (IN); Master Coach, ICI, pela International Association of Coaching-Institutes; Analista Comportamental pelo Instituto Você e Metaforum International; Analista Comportamental Disc Coacheecom; e diversos cursos de empreendedorismo pelo Sebrae entre eles o Empretec e o Empreenda. Sócio administrador do Grupo Focus Leader – Excelência em Gestão Empresarial. Atualmente graduando Administração no Centro Universitário Módulo.

Dia 19 de setembro (quinta-feira) – Auditório 1

18h – Oficina Sebrae/SP – “Como formar o preço de Venda?” – O Objetivo dessa oficina é aprender a formar o preço do seu produto ou serviço e valorizar suas vendas. O participante entenderá sobre o que são gastos; A importância da margem e ponto de equilíbrio operacional.

Dia 20 de setembro (sexta-feira) – Auditório 1

18h – Oficina Sebrae – “Como vender mais e melhor? – Saiba como fazer o planejamento das ações de divulgação e promoção da sua empresa e avalie os resultados alcançados, para melhorar o desempenho de vendas dos seus produtos e serviços.

Dia 21 de setembro (sábado) – Auditório 1

18h10 – Palestra “Dados operacionais da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e Exemplos de desenvolvimento sustentável”, com o engenheiro eletrônico e de computação, Igor da Guia Rosa

Portfólio: graduado em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), especialista em Engenharia Elétrica e Eletrônica na Área Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2005) e mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Rosa tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Bioengenharia.

19h20 – Palestra “Aprenda a Vender para todo Brasil”, com Henrique Nunweiler, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduando em Gerenciamento de Projetos

Portfólio: Empreendedor multissetorial, atendendo todo o território nacional, com vendas em atacado e varejo. É fundador e diretor de duas franquias (Desbravadores Airsoft e Action VR), atualmente com quase 30 lojas em todo o Brasil. Analista de Sistemas por formação, ele é apaixonado pelo empreendedorismo e em transmitir suas experiências para jovens empreendedores

Dia 22 de setembro (domingo) – Auditório 1

14h20 – “Mercado de trabalho e desafios para o futuro – Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee)”, com Guilherme de Almeida Rosa, supervisor da unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) de São José dos Campos

Portfólio: administrador, atualmente diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SP) – Regional Vale do Paraíba e supervisor da unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) de São José dos Campos

15h40 – “Empreendedores Resilientes”, com Maurício Tomé, diretor Distrital Vale do Paraíba na empresa Master Mind Treinamentos de Alta Performance; e Érika Stancolovich, CEO do Instituto Stancolovich, doutora em Psicanálise e Oficial da Reserva de 2ª classe (R/2) da Força Aérea Brasileira,

Portfólio: Maurício Tomé – Instrutor MasterMind Lince e diretor Distrital Vale do Paraíba na empresa Master Mind Treinamentos de Alta Performance, estudou Mestrado em Gestão Empresarial na instituição de ensino FIA Business School, estudou Varejo e Mercado de Consumo na instituição de ensino Youngstown State University, além de ser formado em administração de empresas e pós-graduado em Marketing pela ESPM

Portfólio: Érika Stancolovich – CEO do Instituto Stancolovich, oficial R/2 da Força Aérea Brasileira, doutora em Psicanálise, mestre em Educação e Psicanálise, especialista em Educação Empreendedora, diretora Pedagógica do Conselho Brasileiro de Psicanálise e Psicoterapias (CONBRAPSI)

17h – Sustentabilidade na Arquitetura e Paisagismo, com o arquiteto e urbanista, Cezar Scarpato

Portfólio: Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Scarpato e sua equipe têm se dedicado há mais de 10 anos a projetar e construir edificações e ambientes externos que visem uma relação harmoniosa com o meio natural, atuando em projetos de pequena a grande escala. Em 2016, se tornou associado a um dos maiores programas de certificação internacional de selos “verdes” para edificações, o Leadership in Energy and Environmental Design/ Liderança em Energia e Design Ambiental – LEED Green Associate (Associado Sustentável–Verde) do United States Green Building Council/Conselho Americano de Edificações Sustentáveis (USGBC).

18h30 – “Aeroporto de Caraguatatuba – Desenvolvimento Econômico e Progresso Social”, com Luiz Otávio Cristo Cabral, comandante de Airbus 320, mestrando em Safety e Aeronavegabilidade continuada pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), formado em Aviation Science pela North Shore Community College (Massachussets, EUA) e Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos (UNG)

Portfólio: Comandante de Airbus 320, mestrando em Safety e Aeronavegabilidade continuada pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), formado em Aviation Science pela North Shore Community College (Massachussets, EUA) e Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos (UNG). Atua como instrutor de voo e de disciplinas ligadas a treinamento de pilotos. Diretor da Charlie 0, empresa de consultoria em treinamentos aeronáuticos.

Dias 19, 20 e 21 de setembro (quinta, sexta e sábado)

14h – Rodada de Negócios

Inscrições: http://empreendacaraguatatuba.com.br/

Informações: (12) 99779-1638 ou contato@empreendacaraguatatuba.com.br

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.