• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Caraguatatuba passa a servir açaí juçara na alimentação escolar

A iniciativa associa nutrição, geração de renda e preservação ambiental e teve a aprovação das crianças.

Cozinheira escolar servindo suco de açaí juçara aos alunos. - Foto: Luis Gava/PMC

A inclusão do novo alimento no cardápio foi feita após a realização de testes de aceitabilidade, coordenados pela nutricionista Fernanda Nunes Pereira, diretora do setor de alimentação escolar do município. Segundo ela, o novo suco teve uma ampla aprovação entre os alunos.

“O suco com a polpa do açaí juçara é muito saudável, pois é rico em substâncias antioxidantes (antocianinas) e a gordura é de excelente qualidade nutricional. Além disso, tem a questão da sustentabilidade ambiental, por apoiar os produtores locais e estimular as famílias, a população, a usar o fruto da palmeira juçara”, explicou a nutricionista.

Atualmente este açaí é fornecido por agricultores familiares da região na forma de polpa congelada e pode ser utilizado em diversas combinações nutritivas. A secretária de Educação, Márcia Paiva, explica que a escolha do açaí juçara está baseada em três pilares: é um alimento de alta qualidade nutricional, fomenta a agricultura familiar do município, valorizando o produtor local, e ainda faz parte de ações de cuidados com o meio ambiente, pois contribui para a preservação da palmeira juçara.

O juçara é o açaí da Mata Atlântica

Ameaçada de extinção devido a décadas de extração clandestina de seu palmito, a palmeira juçara atualmente é protegida por lei, sendo a extração ilegal considerada crime ambiental. Isso porque, ao contrário de outras espécies, sua palmeira não se regenera após ser cortada para extração do palmito.

A polpa do juçara é muito similar ao açaí originário da Amazônia, ambas extraídas a partir dos frutos de suas palmeiras, e a colheita dos frutos é realizada sem causar danos à planta

Após a obtenção da polpa, suas sementes podem ser utilizadas para o replantio, para a produção de artesanato e servem como adubo orgânico, tornando sua utilização um processo sustentável.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.