• G1 Vale do Paraíba e Região

Marinha vai abrir inquérito para apurar naufrágio em Ilhabela

Pescador de 62 anos foi encontrado morto no domingo (1º). Sobrevivente será intimado para prestar depoimento. Ele nadou até o continente após barco de pesca afundar no sábado (31).

Buscas ao corpo foram feitas por familiares dos pescadores — Foto: Reprodução/TV Vanguarda

A Capitania dos Portos em São Sebastião vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias do naufrágio de uma embarcação na noite do último sábado (31) em Ilhabela. Um homem de 62 anos, que estava a bordo do barco de pesca, morreu e o corpo foi encontrado no domingo (1º). O colega dele sobreviveu ao acidente e vai ser intimado a prestar depoimento.

O pescador sobrevivente relatou que saiu para pescar no fim da tarde de sábado, com a previsão de retorno pela manhã do dia seguinte. Durante a noite o tempo virou e, por volta das 22h, por causa do mar agitado, a embarcação afundou.

De acordo com o delegado da Capitania dos Portos, Wagner Goulart, o fato foi comunicado ao órgão às 10h30 de domingo, o que prejudicou qualquer tentativa de resgate.

"Fomos avisamos já com o fato consumado, sem que pudéssemos fazer procedimentos de salvamento. O corpo do pescador foi encontrado por um parente, já sem vida, em meio às pedras", disse. Ele reforçou que, na ocasião do naufrágio, havia alertas marítimos de mau tempo válidos e divulgados.

Agora, partes da embarcação que foram encontradas foram recolhidas e serão periciadas. O objetivo é determinar as causas e circunstâncias que levaram o barco a afundar. Não há prazo para a conclusão do procedimento.

Sobrevivente

A caseira Nilza Alves contou que na manhã de domingo ouviu gritos que supos que vinham da mata. Ao sair de casa para verificar, encontrou o pescador sobrevivente, Luís Alves da Costa, na porta de casa pedindo socorro.

"Ele estava muito assustado, relatou a morte do amigo e contou como o barco deles tinha afundado. Liguei para a família dele, que veio buscá-lo", disse.

O pescador que morreu foi velado na manhã desta segunda-feira (2) e sepultado.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.