- G1 Vale do Paraíba e Região
Ubatuba registra primeiro caso de sarampo
Cidade é a 13ª a confirmar casos de sarampo em 2019 na região, que chega a 60 registros. Outros 20 casos são suspeitos em Ubatuba.

A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba registrou o primeiro caso de sarampo na cidade em 2019. Além do caso confirmado, a cidade tem outros 20 casos sob investigação. Ubatuba é a 13ª a confirmar casos de sarampo em 2019 na região, que chega a 60 registros.
Segundo a prefeitura, o paciente é uma criança de 8 anos, moradora da região central. O menino apresentou os sintomas em julho, foi tratada e não apresentou evolução grave do sarampo.
Assim que a suspeita da doença foi notificada, a prefeitura fez o bloqueio vacinal em pessoas que possivelmente tiveram contato com a criança na região central e no Ipiranguinha.
A prefeitura informou que todas as unidades de saúde de Ubatuba estão abastecidas com doses das vacinas Tríplice Viral – TV (sarampo, rubéola e caxumba) ou a Dupla Viral – DV (sarampo e rubéola).
Caso de sarampo por cidade na região
São José dos Campos - 18
Caçapava - 14
Taubaté - 6
Atibaia - 6
Pindamonhangaba - 5
Bragança Paulista - 2
Jacareí - 2
Ilhabela - 2
Bom Jesus dos Perdões - 1
Piracaia - 1
Aparecida - 1
Joanópolis - 1
Ubatuba - 1
Quem deve se vacinar
Dose extra para bebês de 6 meses a 12 meses
Crianças de 15 meses (segunda dose tetraviral)
Crianças de 15 meses a adultos de até 29 anos sem o registro de duas doses (se tiver tomado uma dose, terá que tomar a segunda. Se não tomou nenhuma, deve receber duas no intervalo de 30 dias)
Adultos de 29 a 59 anos, sem registro na carteira (tomar uma dose)
Profissionais de saúde
Quem não deve se vacinar
Gestantes
Crianças menores de 6 meses
Imunodeprimidos (pessoas com sistema imunológico frágil, que são facilmente contagiadas por vírus ou bactérias)
