• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Viveiro de Ilhabela aborda “Alimentação Saudável” durante visitas

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informam que o uso de agrotóxicos e outras substâncias químicas matam 193 mil pessoas no mundo por ano. Segundo os órgãos, a melhor saída para reduzir a morte por agrotóxicos é o estímulo à produção sustentável de alimentos.

Alunos da E. M. Eva Esperança, localizada no bairro Água Branca, durante ida ao Viveiro Municipal Aroeira

Como parte de uma série de atividades em prol do ecossistema e vida saudável, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue trabalhando com a promoção da educação ambiental, objetivando a prática da alimentação saudável.

De acordo com a pasta responsável, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informam que o uso de agrotóxicos e outras substâncias químicas matam 193 mil pessoas no mundo por ano. Segundo os órgãos, a melhor saída para reduzir a morte por agrotóxicos é o estímulo à produção sustentável de alimentos.

Uma pesquisa, divulgada em 2017, pela Market Analysis, mostra que, apenas 15% da população brasileira consome produtos orgânicos e que o maior empecilho para o consumo desses alimentos é o preço, além da dificuldade de acesso aos produtos (pesquisa disponível em: prefeitura.sp.gov.br, acessada em agosto).

Visando incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis, o Viveiro Municipal Aroeira, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, desenvolveu uma horta modelo. Foi elaborado um projeto piloto de “horta em casa”, com uso de materiais acessíveis e descartáveis, como garrafas PET (polietileno tereftalato) e caixotes.

Implantada no início do ano, a horta, segundo divulga a pasta responsável, expandiu, aumentou sua produção e agora doa mudas de hortaliças para crianças da rede pública de ensino, em parceria com a Secretaria de Educação. Além dos assuntos já comumente abordados pelos funcionários do Viveiro quando recebem visitas de alunos, o tema “Alimentação Saudável” está sendo amplamente difundido.

A Secretaria de Meio Ambiente ressalta ainda que graças a recente reforma, o Viveiro agora oferece mais segurança para os visitantes e colaboradores. Entre as principais mudanças, destacam-se: construção de muro de contenção, revisão e manutenção da rede elétrica, implantação de corrimão e parapeito, reforma da escada, pintura do prédio, aquisição de eletrodomésticos, acessibilidade, ampliação do telhado, implantação de sistema de captação e reúso de água, melhoria na estrutura dos banheiros, asfaltamento da área frontal do prédio, melhoria na estrutura da cozinha e estruturação do escritório.

Entre as hortaliças cultivadas pelo Viveiro Municipal destacam-se: rúcula, couve-flor, alface americana, pimenta, sálvia, orégano e maria-pretinha (Solanum americanum).

O site especializado em saúde Minhavida (disponível em: minhavida.com.br, acessado em setembro), indica que ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.