• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Ação participativa revitaliza acesso entre bairros de Ilhabela

Revitalização do acesso entre os bairros Água Branca e Reino irá promover o bem-estar dos estudantes que utilizam a passagem.

Foto: Divulgação/PMI

A Administração Pública de Ilhabela tem, entre suas prioridades, ouvir a população para resolução de problemáticas. Mais uma prova desse conceito de participação, é a interação entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o morador Mauro Apingorá, que resultou na revitalização de um acesso entre os bairros Água Branca e Reino.

Segundo Apingorá, sua ideia, ao sugerir a revitalização, era promover o bem-estar dos estudantes que utilizam a referida passagem. Recentemente, a Ação Participativa foi realizada em conjunto com outros moradores e artistas locais. A escada de acesso às ruas Luiz Agostinho e Sebastião Xavier foram revitalizadas, objetivando alertar sobre o descarte inadequado de lixo.

Na ocasião, foram promovidas diversas atividades, entre elas: teatro de fantoches (realizado pela Secretaria de Cultura), limpeza, recolhimento do lixo e plantio de mudas nativas (realizado pelos alunos da E. M. Eva Esperança e pelos funcionários do Viveiro Municipal) e pintura da mureta por artistas do município, com a intenção de promover qualidade de vida, bem-estar e principalmente, educação ambiental, informou a pasta responsável.

As mudas plantadas foram 14 ipês, sendo cinco brancos, cinco amarelos, dois roxos e dois rosas, escolhidos pelos participantes da ação. Durante o plantio, os alunos foram informados, pela Secretaria de Meio Ambiente, sobre os benefícios das árvores em área urbana e sobre os prejuízos de vandalizar árvores. Após a atividade, grafiteiros locais iniciaram o trabalho artístico com o auxílio de alguns jovens.

“Como resultado principal, obteve-se a revitalização do espaço, que tornou-se mais agradável e contou com a participação de jovens e, além disso, a ação resultou na arborização; como resultado indireto, destaca-se a educação ambiental. Vale ressaltar que essa ação contou com a participação de integrantes de setores diversos, promovendo a integração entre jovens, setor público, Legislativo e o Meio Ambiente”, informou Mariana Ferraz, do Viveiro Municipal.

Entre as últimas realizações da Secretaria de Meio Ambiente destacam-se, além da revitalização, aplicação de Espaço Árvore, campanha de arrecadação de lixos eletrônicos, apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Ilhabela, recuperação de nascente na Barra Velha e outros.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.