• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela recebe projeto “Aprendendo com os Cozinheiros sem Fronteiras 2019”

O evento ocorrerá entre os dias 23 e 26 de setembro, chegando ao seu 3° ano consecutivo. A abertura terá início às 13h, com o presidente nacional Cozinheiros Sem fronteiras (CSF), professor Celso dos Santos Silva.

Foto: Divulgação/PMI

A boa comida ultrapassa qualquer barreira e a prova disso é a diversidade que existe no Brasil e quem prepara os pratos e faz isso acontecer. A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Cozinheiros Sem Fronteiras, convida a todos para a cerimônia de abertura de lançamento do projeto “Aprendendo com os Cozinheiros Sem Fronteiras 2019”, no dia 23/9, das 13h às 18h, no Auditório do Paço Municipal.

O evento ocorrerá entre os dias 23 e 26 de setembro, chegando ao seu 3° ano consecutivo. A abertura terá início às 13h, com o presidente nacional Cozinheiros Sem fronteiras (CSF), professor Celso dos Santos Silva; diretores regionais do Litoral Norte, José Máximo Paulo Santos e Regiane Moraes, e, em seguida, às 13h45, os presentes poderão acompanhar um bate-papo sobre os benéficos do Azeite Gourmet, tanto para o consumidor, quanto para Empresas Sommelier, com a palestra ministrada pelo produtor de azeites Carlos Batalha.

A cerimônia de abertura começará no dia 23/9, a partir das 14h30, com uma palestra sobre Boas Práticas de Produção e Novo Mercado Gourmet Ilhabela, coordenada pelo presidente nacional do CSF e diretores regionais do Litoral Norte, Roberto Devid Lopes e José Máximo Paulo Santos.

Depois de aprender sobre os benéficos do azeite, nada melhor que saborear o mesmo com uma boa troca de ideias. Por isso, às 16h15, irá ocorrer uma degustação dirigida e harmonização de alimentos e bebidas com o enólogo Daniel Ravetta; encerramento às 17h30.

Na terça-feira (24), o restaurante Atelier do Tonhão irá receber o evento Oficina Cozinha Show, com apresentações de chefes convidados e suas diversidades para cozinheiros e interessados em gastronomia em geral, das 13h às 18h, com inscrições abertas para 25 vagas. No local terão duas aulas show, com a receita “Panqueca de Porco com cogumelos e Azeite de Taioba”, preparada pela chefe Cristiane Stabile. O chefe Fábio Piscioto irá preparar os pratos “Carapau em Crostas com Creme de Capim Limão” e “ Risotto com lula, Tomate e Manjericão” e o Chefe Felippe Kolling, convidado pela CSF, um “ Filé de Pescada, Sofrito de Tomates com Taioba, purê de Banana da Terra e Palmito de Pupunha Fresco”, perfumando o local.

Os jovens e interessados em gastronomia que gostam de colocar a mão na massa poderão participar da Oficina Gastronômica para Jovens Aprendizes, na Escola Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, das 16h às 19h, com inscrições abertas para 25 vagas disponíveis, com os convidados especiais dos chefes Aldo Ansaldi e Graciela Hisa, vindos diretamente de Mendonza, na Argentina.

Já na quarta-feira (25), a Oficina Cozinha Show irá agitar, mais uma vez, o Restaurante Atelier do Tonhão, com apresentações de chefes convidados e suas diversidades, indicado para cozinheiros e amantes da gastronomia, iniciadas às 13h e com termino às 18h, com 25 vagas disponíveis para a participação. O próprio chefe Tonhão irá preparar o prato “Carne de sol com purê de aipim e azeite frutado”, em seguida o chefe Marcel Shumann irá trazer a receita de “Pão recheado com Taioba e Bacon”. Para fechar, a chefe Luísa Saliba irá salientar pratos originados do Norte e Nordeste do país, com os pratos “Universo do Acarajé” e “Pescada a Iemanjá com acaçá e Banana da Terra”.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae, em parceria em CSF, promoverá uma ação social para os pais, alunos e interessados em gastronomia, que ocorrerá das 18h30 às 21h30, com 25 vagas existentes para a participação. No local terá a Oficina “A Gastronomia Sustentável e suas diversidades”, com a chefe convidada Ana Tomazoni e a nutricionista Walesca Reis.

No último dia do evento, na quinta-Feira (26), ocorrerão as palestras “Negócios 4.0 – Como Posicionar sua Empresa nessa Revolução”, ministrada por David Lopes e “Marketing Wiba – Criação – Planejamento e Estratégia”, realizada por Wilson Barros, abordando assuntos gerais de negócios em temas atuais no momento, voltadas para empresários e gestores de empresas ligados ao seguimento do turismo e negócios de Ilhabela, realizado no Hotel Itapemar, com início às 19h30 e término às 21h30, com 35 vagas disponíveis para a participação.

Durante os dias que o evento irá ocorrer (23 a 26), serão dadas aulas instrutivas sobre Sociedade 4.0 – O Futuro do Ensino e das Profissões, nas escolas públicas e particulares de Ilhabela, das 9h às 10h30.

Para fazer as inscrições, deve-se entrar em contato com Regiane Moraes, diretora regional CSF do Litoral Norte, no número (11) 98736-7810 (WhatsApp).

O plano pensado para o Litoral Norte do Estado de São Paulo vem para suprir a necessidade social, dar motivação, informar e qualificar a comunidade local sobre as possibilidades gastronômicas de Ilhabela e região, em busca de gerar maior visão de inserção social, capacitação profissional e empregabilidade funcional.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.