• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela realiza curso de capacitação de guia condutor

O curso destina-se à capacitação de donos de agências de turismo e motoristas, para que possam melhor atender os turistas que visitam o arquipélago.

Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, irá realizar o segundo curso de capacitação de guia condutor pela AJI- Associação dos Jipeiros de Ilhabela, entre os dias 14 e 18 de outubro, das 18 às 22h, no auditório do Paço Municipal. O curso destina-se à capacitação de donos de agências de turismo e motoristas, para que possam melhor atender os turistas que visitam o arquipélago.

Neste curso, serão dadas as explicações da importância da capacitação, com visão da gestora do Turismo, metas, projetos, preservação, manutenção e recuperação da qualidade ambiental. Condições de desenvolvimento socioeconômico, proteção dos ecossistemas da Fundação Florestal e Parque Estadual de Ilhabela, o que é um guia condutor de turismo, suas responsabilidades e atribuições também serão trabalhados.

No dia de abertura do evento, na segunda feira (14), estarão presentes a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, e a secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, dando as boas-vindas.

Na terça-feira (15), serão abordados assuntos como ecoturismo, segurança e normas técnicas com ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) das comunidades tradicionais e as histórias caiçaras, na palestra conduzida pelo presidente da associação Amor Castelhanos.

Na quarta-feira (16), arqueologia, geologia, histórias de Ilhabela e formação da ilha serão abordados na palestra conduzida por Cintia Bendazzoli, especialista em Sambaquis, e Maria Inez Fazzini. Já na quinta-feira (17), os visitantes irão entender como funciona a portaria do Parque Estadual.

No último dia do curso, na sexta-feira (18), orientações sobre primeiros socorros, o que fazer em momentos de estresse, colisão, quedas, contatos com animais peçonhentos, fraturas, como se comportar nesses momentos, entre outros pontos serão abordados em palestra direcionada pelos Bombeiros do Samu. A especialista em Trânsito, Mercia Gomes, irá explicar sobre direção defensiva e efeitos do álcool e drogas ao volante. Em seguida serão abordados os pontos sobre a importância da responsabilidade em transportar vidas.

Não será necessário realizar inscrição para participar do curso; os interessados devem comparecer entre os dias 14 e18 de outubro, no auditório do Paço Municipal, e ao final de cada dia assinar uma lista de presença; no encerramento será entregue o certificado de conclusão, com o número de horas assistidas.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.