• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Estudantes de São Sebastião aproveitam intercâmbio para troca de experiências na França

As jovens Maria Eduarda Oliveira de Sousa, Sofia Helena Souza Seleghin Chagas, Ana Clara Xavier de Melo e Júlia Claudiano Germano, além da diretora Rosana Salvini, que embarcaram no sábado, 28 de setembro, já tiveram tempo para fazer colegas de classe e conhecer um pouco mais sobre a cidade de Montpellier.

Foto: Divulgação/PMSS

As estudantes do 9º ano da Escola Municipal Henrique Botelho, da Vila Amélia, na região central de São Sebastião, intercambistas na Jules Guesde International High School, na cidade de Montpellier, no sul da França, pelo programa Intercâmbio Educacional, da Secretaria da Educação (SEDUC), tiveram uma primeira semana repleta de novas experiências.

As jovens Maria Eduarda Oliveira de Sousa, Sofia Helena Souza Seleghin Chagas, Ana Clara Xavier de Melo e Júlia Claudiano Germano, além da diretora Rosana Salvini, que embarcaram no sábado, 28 de setembro, já tiveram tempo para fazer colegas de classe e conhecer um pouco mais sobre a cidade francesa.

O primeiro dia na França contou com um tour pela escola, para conhecer os novos professores e colegas de classe e, ainda, com um passeio pela cidade, acompanhada dos pais responsáveis por hospedar as adolescentes pelo tempo que ficarem em Montpellier. Enquanto isso, a professora Rosana, fez uma apresentação aos alunos e docentes da escola francesa sobre São Sebastião.

“Eu gostei muito da escola e já percebi que são muitas regras diferentes das que nós temos no Brasil. A cidade é bem bonita e diferente das cidades que eu já visitei. Eu estou aprendendo bastante e estou me empenhando muito, pois eu quero absorver todo conhecimento que puder”, disse Júlia Claudiano, 14 anos.

A programação cultural, realizada sempre após as atividades em sala de aula, incluiu ainda um passeio de barco pela cidade de Sète, conhecida por conectar o Canal do Midi ao Mar Mediterrâneo e pela produção de ostras e pescados.

Durante o intercâmbio as alunas poderão vivenciar atividades no âmbito educacional, cultural e tecnológico, além de estreitar laços com estudantes de outras nacionalidades.

“Está sendo uma experiência espetacular, não só pela minha vivência, mas também por poder acompanhar as surpresas que meninas estão tendo a cada dia, assim como todas as descobertas. É realmente um privilégio poder fazer parte da vida delas nesse momento”, comentou Rosana Salvini.

Intercâmbios

A Prefeitura de São Sebastião já está iniciando outro processo de intercâmbio, isso porque vai realizar seletiva para intercâmbio educacional e cultural, em parceria com a Institución Educativa Privada José Carlos Mariátegui, localizada na cidade de Ica, no Peru. Será o quarto intercâmbio realizado pela Prefeitura.

Em outubro de 2018, professores sebastianenses foram para os Estados Unidos, e no início deste ano, mais seis estudantes embarcaram para Pompano Beach, na Flórida, também nos Estados Unidos, e representaram o Brasil no “International Summit”.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.