• Da Redação

Dia das Crianças chegando. Animal não é brinquedo!

Neste Dia das Crianças lembre-se que animais não são presentes. Nem no aniversário, nem na Páscoa, nem no Natal e muito menos no Dia das Crianças.

Foto: Arquivo Wix

Animais são seres vivos. Não importa a espécie: cães, gatos, aves, pássaros, roedores, répteis ou anfíbios todos precisam de cuidados básicos necessários a cada espécie que incluem alimentação, cuidados de higiene e cuidados médicos também.

Quem presenteia com um animal deve estar ciente de que a criança, mesmo que já tenha idade para alimentar, trocar a água e dar banho no pet não tem condições de cuidar do animal como ele deve ser cuidado e, nem muito menos, salvaguardar a segurança e a integridade física do pet. Isso é responsabilidade dos pais. E eles têm que estar cientes dessa responsabilidade antes de levar o pet para casa.

Mesmo que a convivência com as crianças seja benéfica para elas, para os animais e para toda a família é necessário que a interação entre crianças e animais seja sempre acompanhada e supervisionada por um adulto responsável.

Se a intenção é presentear neste Dia das Crianças, analise muito bem a sua disponibilidade de cuidar do animal. Ele vai viver por longos anos e vai precisar de cuidados diários.

Como a criança não tem condições de cuidar de um animal de estimação, a responsabilidade é sempre dos pais ou responsável. Se você não tem intenção de assumir esse compromisso a longo prazo ou não terá disponibilidade (seja de tempo ou financeira) nem vontade para cuidar do jeito certo, ou ainda, se vai desencantar com o pet à medida que ele for crescendo para depois abandonar, presenteie com um brinquedo ou bichinho de pelúcia. Eles nunca perdem o encanto e não dão trabalho para ninguém.

Apesar do dia ser das crianças, a responsabilidade pelo pet é dos pais! E é uma responsabilidade que vai continuar existindo por, pelo menos, uma década. Pense nisso!

Foto: Arquivo Wix

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.