• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Defesa Civil de Caraguatatuba participa de workshop sobre ‘apagão’ na Alemanha

Com o tema ‘Infraestruturas Críticas e Possíveis Impactos na Sociedade Civil’, o workshop vai debater o cenário de uma hipotética falha de energia generalizada que se estende por vários dias (apagão).

Foto: Luís Gava/PMC

Um ano após a visita de coronéis do Corpo de Bombeiros da Alemanha à Caraguatatuba, na próxima semana o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, capitão Campos Junior, vai à cidade de Bermerhaven, onde participa de uma troca de experiência com os profissionais.

Junto com ele seguem o coordenador municipal de Defesa Civil de São José dos Campos, Paulo Henrique Zacarone, o secretario chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Júnior, mais três bombeiros, sendo um da Regional da Defesa Civil, uma da Escola de Bombeiros e um da Casa Militar, além de uma tradutora.

“Vamos a convite da Fundação Engagement Global, que atua financiando projetos. Eles trouxeram os bombeiros no ano passado e agora estão nos levando”, explica Campos Junior.

Com o tema ‘Infraestruturas Críticas e Possíveis Impactos na Sociedade Civil’, o workshop vai debater o cenário de uma hipotética falha de energia generalizada que se estende por vários dias (apagão).

Segundo Campos Junior, a expectativa é da elaboração de uma estrutura unificada de plano de ação (manual) para as comunidades de Caraguatatuba e São José dos Campos, levando em consideração as infraestruturas críticas das cidades e o impacto para a população e para as autoridades.

“A ideia é saber como agir em questões de segurança, abastecimento de água, esgoto, hospitais. Saber se podemos ter um sistema alternativo de alimentação para as rotas de fugas. Por isso já estamos em conversação com a Caraguá Luz e EDP para saber de que forma eles podem contribuir”.

As palestras serão realizadas entre os dias 21 e 30 de outubro no Quartel do Corpo de Bombeiros de Bremerhaven

Semelhança

Bremerhaven é uma cidade litorânea e portuária, na Alemanha, possui cerca de 120 mil habitantes, por isso tem certa semelhança com Caraguatatuba. O Corpo de Bombeiros de lá trabalha muito com o voluntariado, outra medida que a Defesa Civil local quer trabalhar junto às comunidades localizadas em área de risco.

“A vinda da comitiva no ano passado foi até em função do que Caraguatatuba já vivenciou, com a Catástrofe de 1967, que foi fundamental para a criação da Defesa Civil e a resiliência de seu povo. Mesmo o Brasil não tendo uma cultura de voluntariado, ainda é possível despertar nas pessoas esse sentimento de acolhimento”, conclui o secretário.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.