• G1 Sul do Rio e Costa Verde

Falta de peixe afeta lucro das peixarias em Angra dos Reis

Expectativa é que após defeso, que acaba em fevereiro de 2020, a situação melhore.

Falta de peixe causa transtornos a donos de peixarias em Angra dos Reis

Pescadores e proprietários de peixaria de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro estão reclamando da falta de peixe no litoral. Os estabelecimentos estão registrando a diminuição das espécies nas prateleiras, o que afeta o lucro dos comerciantes.

“Eu já tive 70 variedades de peixes. Hoje só tenho 15 variedades de peixes, se tiver. Se você perguntar o peixe mais difícil eu falo que são todos, não tem nenhum fácil hoje”, contou o comerciante José Carlos Pereira

Segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), algumas condições climáticas favoreceram o desaparecimento das espécies.

"A produção caiu por conta dos fatores climáticos desfavoráveis à produção pesqueira. Então, o aumento da temperatura das águas nos anos de 2016 e 2017 acarretaram talvez nessa queda da produção. A gente tem fatores antrópicos, ações do homem na região, como construções em área de preservação permanente, a poluição, o esgoto, o saneamento básico”, explicou Tiago Menezes, analista de recursos pesqueiros da FIPERJ.

O pescador Omar Rocha explica a falta do pescado aos clientes.

"Pela falta do peixe, a gente tem colocado um pouquinho o preço mais alto, porque já chega pra gente com o preço alto também”.

Para quem consome o alimento, a alta no preço não tem agradado.

“R$ 18, R$ 20 o quilo do peixe. Está muito caro. Todo dia estou vindo aqui. Se o peixe estiver em conta, a gente está levando”, lamentou o motorista Antônio Souza.

A expectativa é que após o defeso, a situação melhore.

“Nas próximas safras após o defeso do final do ano, que se encerra no mês de fevereiro do ano que vem, a produção possa melhorar, porque a temperatura das águas tem voltado a normalidade. Isso pode ser um indicador para uma boa safra do ano que vem", completou Tiago.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.