• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguá investe cerca de R$ 6 milhões ao ano e realiza 18 mil atendimentos/mês para pe

Atualmente mais de 18 mil atendimentos são realizados por mês nos projetos da Sepedi, em espaços públicos com parcerias de instituições e centros de convivência.

Foto: Divulgação/PMC

Caraguatatuba possui uma secretaria voltada ao atendimento de pessoas com deficiência e idosos. A Sepedi (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso) fica localizada na região central do município, no bairro Jardim Jaqueira, próximo à rodoviária.

Atualmente mais de 18 mil atendimentos são realizados por mês nos projetos da Sepedi, em espaços públicos com parcerias de instituições e centros de convivência.

Além disso, 115 pessoas com deficiência e idosos estão acolhidos em instituições de longa permanência e centro dia. Um investimento e atenção de aproximadamente R$ 6 milhões ao ano.

A Sepedi tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida dos usuários, com a promoção de políticas já existentes e elaboração de novos projetos com as demais secretarias e sociedade, além de promover, proteger e assegurar os direitos das pessoas com deficiência (PcD) e do idoso.

O usuário poderá encontrar na Sepedi, orientações sobre benefícios sociais e isenção de impostos para PcD, empregabilidade para PcD e idoso, credencial de transporte coletivo e cultura para PcD, carteiras de idoso e PcD, além de elaboração de projetos para calçada acessível, programa praia acessível, espaço aventura, praça sensorial e o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

A Sepedi mantém convênio com as seguintes instituições:

  • Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) “Estrela do Mar”, com atividades de lazer, esporte e cultura;

  • Instituto Pró+Vida “São Sebastião”, com os projetos “Arte e Lazer, com atividades de lazer abertas à comunidade e acolhimento de idosos;

  • Instituição Vila Vicentina, com vagas em residência institucionalizada para idosos independentes e semidependentes;

  • Associação Lar São Francisco que presta assistência domiciliar a idosos em condições de vulnerabilidade;

  • Casa de Repouso CLAM com acolhimento de idosos totalmente dependentes sem vínculo familiar;

  • Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano – Acalento que presta tratamento às pessoas com deficiência e idosos nas áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia com especialidade em Equoterapia e Hidroterapia.

A Sepedi fica localizada na Avenida Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira, telefone: 3886-3050.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.