- G1 Vale do Paraíba e Região
Litoral norte contabiliza mais seis casos de sarampo em três cidades
Casos da doença na região chegam a 211 em 21 municípios. Novas confirmações, nesta segunda-feira (11), são de Caraguá, São Sebastião e Ilhabela.

Mais seis casos de sarampo, sendo dois em Caraguatatuba, um em São Sebastião e três em Ilhabela, foram confirmados nesta segunda-feira (11) pelas prefeituras dos municípios.
Em Caraguá as vítimas são dois homens, de 30 e de 22 anos, moradores do Jardim Primavera e Tinga. As vítimas apresentaram os principais sintomas há dois meses, mas somente agora houve a confirmação pelo Instituto Adolfo Lutz. Com essas novas ocorrências, a cidade soma três vítimas da doença em 2019.
Os pacientes estão em casa e todos os procedimentos e bloqueios foram feitos pela Secretaria de Saúde nos bairros das vítimas e nos locais que costumam frequentar.
Em São Sebastião foi confirmado o segundo caso de sarampo. A vítima é um jovem de 19 anos do Juquehy, na costa sul. Ele foi diagnosticado em setembro e o resultado do exame atestou a doença agora. A vítima não precisou ser internada.
Ilhabela também tem mais três diagnósticos confirmados de sarampo e agora contabiliza nove vítimas da doença. Não foram informados sexo, idade e bairro das novas ocorrências.
Com mais essas confirmações, o Vale e região têm agora registra 211 casos de sarampo em 21 municípios em 2019. Não houve mortes.
Sarampo na região
São José dos Campos - 48
Atibaia - 29
Caçapava - 24
Taubaté - 23
Pindamonhangaba - 12
Bragança Paulista - 11
Ubatuba - 11
Cruzeiro - 8
Jacareí - 7
Ilhabela - 9
Lorena - 6
Tremembé - 4
Campos do Jordão - 4
Caraguatatuba - 3
Joanópolis - 3
Bom Jesus dos Perdões - 3
Guaratinguetá - 1
Piracaia - 1
Potim - 1
Aparecida - 1
São Sebastião - 2
Quem deve se vacinar
Dose extra para bebês de 6 meses a 12 meses
Crianças de 15 meses (segunda dose tetraviral)
Crianças de 15 meses a adultos de até 29 anos sem o registro de duas doses (se tiver tomado uma dose, terá que tomar a segunda. Se não tomou nenhuma, deve receber duas no intervalo de 30 dias)
Adultos de 29 a 59 anos, sem registro na carteira (tomar uma dose)
Profissionais de saúde
Quem não deve se vacinar
Gestantes
Crianças menores de 6 meses
Imunodeprimidos