• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião apresenta Plano de Manejo APA Baleia Sahy na Costa Sul

Poder público, representantes da sociedade civil e técnicos debateram o plano.

Foto: Celso Moraes/PMSS

Cerca de 40 pessoas compareceram, na última terça-feira (12), ao ginásio poliesportivo do Instituto Verde Escola, na Barra do Sahy para a audiência pública do Plano de Manejo APA Baleia Sahy, realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com o Instituto Conservação Costeira (ICC).

A apresentação teve duração de duas horas, e os representantes da sociedade civil organizada puderam debater o plano e contribuir para preservação e uso sustentável da área de proteção ambiental.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Sahy (Amovila), Clodomir Almeida Silva disse que, pela quarta vez, participa de uma audiência pública. “O plano de manejo tem o total apoio da nossa comunidade. Tudo foi esclarecido e a união entre Prefeitura, ICC e os moradores fizeram a diferença”, resumiu Silva.

A moradora do bairro Baleia Verde, Gabriela Pereira, ficou satisfeita com a explanação. “Eu achei ótimo, porque é a terceira audiência pública que eu participo e a gente pode fazer qualquer pergunta. A explicação foi muito clara”, afirmou Gabriela.

Para a advogada do Instituto Conservação Costeira (ICC), Fernanda Carbonelli, o Plano de Manejo APA Baleia Sahy foi uma grande parceria entre a sociedade civil e o poder público. “A gente mostra que a participação conjunta da comunidade, da sociedade civil organizada e do poder público pode fazer a diferença”, concluiu Fernanda.

“A APA Municipal tem um papel relevante e fundamental, em relação à preservação ambiental, ordenamento territorial da Costa Sul e geração de renda sustentável, o que é de extrema importância para São Sebastião. Prefeitura, ICC e comunidade, unidos para o desenvolvimento ordenado do município”, argumentou Daniel Mudat, secretário do Meio Ambiente (SEMAM).

As audiências públicas para apresentação do Plano de Manejo APA Baleia Sahy são uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com o Instituto Conservação Costeira (ICC). Consulta do edital e mais informações pelo site www.saosebastiao.sp.gov.br.

O que é?

A APA Baleia Sahy é uma Unidade de Conservação Municipal que teve sua criação impulsionada por mais de 5.200 assinaturas da sociedade civil. A Lei Municipal número 2.257/2013 protege mais de milhão de metros quadrados, entre as praias da Baleia e Barra do Sahy. Em 2016, a lei foi ampliada e área de preservação ambiental aumentou para quase quatro milhões de metros quadrados (Lei Municipal 2.214/2016), que protege mais de 87 espécies da fauna da Mata Atlântica.

O modelo é inovador em termos de gestão participativa e a APA Baleia Sahy é cogerida pelo Instituto Conservação Costeira (ICC), mediante a termo de parceria e cooperação com a Prefeitura de São Sebastião e Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM).

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.