top of page
  • Fonte: Prefeitura de Paraty

XXI Encontro da Cultura Negra do Quilombo do Campinho acontece em Paraty

A festa do 21º Encontro da Cultura Negra do Quilombo do Campinho começa no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Foto: Divulgação/PMP

A festa do 21º Encontro da Cultura Negra do Quilombo do Campinho começa no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com troca de receitas entre o Restaurante do Quilombo do Campinho da independência e o Dida Bar e Restaurante, situado na Rua Barão de Iguatemi, 408 - Praça da Bandeira, Rio. São gostosuras de dar água na boca!

O Encontro da Cultura Negra, realizado anualmente no Quilombo do Campinho - Paraty-RJ teve início no ano de 1998. Desde a sua criação o único ano que não aconteceu foi em 2001. O surgimento do encontro se dá num contexto onde a associação estava desarticulada quando um grupo de jovens com idade média de 20 anos resolveu assumir em meados do ano de 1998. Uma das primeiras iniciativas do grupo foi promover o evento em novembro do mesmo ano em homenagem a Zumbi dos Palmares e também como maneira de mobilizar a comunidade cultural e politicamente. A época, a APA Cairuçu, Unidade de Conservação de uso sustentável onde a comunidade está inserida, foi uma das principais incentivadores da iniciativa, por entender que comunidade forte é fundamental pra conservação da sociobiodiversidade. A partir do quarto encontro o evento entrou no calendário turístico-cultural do município de Paraty, sendo hoje um dos principais eventos do Dia Nacional da Consciência Negra no país. Diversos artistas já se apresentaram nas edições anteriores, como Ellen Oléria, Tião Carvalho e vários jongueiros da região. Esse ano, o 21º Encontro da Cultura Negra do Quilombo do Campinho tem o prazer de receber a Cia Gumboot Dance Brasil, Mestre Lumunba, Babu Santana, entre outros importantes artistas.

Programação do 21º Encontro da Cultura Negra do Quilombo do Campinho

Dia 22, sexta-feira 20:00 - Debate: Pensamento giratório: corpos negros na dança - Cia Gumboot Dance Brasil e convidados

21:00 - roda de Jongueiros: Jongo do Quilombo do Campinho e Bindito Cruz de Mambucaba

22:30 - Espetáculo Yebo - cia Gumboot Dance Brasil

00:00 - Show Babu Santana

Dia 23, sábado 13:00 - Feijoada c/ Samba da Boemia do Samba

19:30 - Peça "Cota Pra Vazá" - Grupo MaréMoTO

21:00 - Show: Realidade Negra

22:30 - Desfile da Beleza Negra

23:30 - Show: Mestre Lumumba

01:00 - DJ Bieta

Dia 24, domingo 11:00 - Roda de Capoeira Angola - Bando Aroeira

13:00 - Feijoada c/ Samba (Roda aberta - traga o seu instrumento)

16:00 - Samba de roda do Mestre Chita - com grupo de dança afro do campinho

19:00 - Constância - espetáculo teatral

20:30 - Show: Fighting Soldiers

22:00 - DJ Bieta

Sobre o Restaurante do Quilombo do Campinho, Paraty, RJ Vencedor de vários prêmios de gastronomia, o Restaurante do Quilombo é um empreendimento comunitário auto gerido, onde os princípios da Economia Solidária são norteadores da filosofia de trabalho. Rod. Rio-Santos, Km588, Paraty - RJ

Mais informações na página do evento https://www.facebook.com/events/741922752948046/

Evento gratuito

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page