• G1 Vale do Paraíba e Região

Navio chinês é rebocado no canal de São Sebastião em operação de mais de 13h

Embarcação de 255 metros de comprimento teve problemas na propulsão e foi resgatado por um submersível nessa quarta-feira (20).

Navio chinês é rebocado no canal de São Sebastião em operação de mais de 13h — Foto: Léo Freitas/ Arquivo Pessoal

Um navio chinês com problemas mecânicos foi rebocado no canal entre São Sebastião e Ilhabela em uma operação que levou mais de 13h nesta quarta-feira (20). A ação, que ocorreu pela primeira vez na região, foi acompanhada pela Marinha.

Para resgatar o navio de 255 metros, que teve problemas mecânicos, a empresa usou um submersível em uma operação que começou na madrugada de quarta-feira, por volta das 4h, e só terminou após as 17h.

Na ação, o submersível afundou a 26,8 metros e, na manobra, carregou o navio avariado para cima de um deck.

Sobre essa estrutura, que vai operar como um guincho, a embarcação vai poder navegar de volta para a Ásia, o o que deve acontecer apenas no fim de semana. Após o reboque foi iniciado o trabalho para escoramento, amarração e fixação da embarcação para condições seguras de navegabilidade. O trabalho deve durar três dias.

O canal tem 34 metros de profundidade e tem as condições consideradas adequadas para esse tipo de resgate - que tem que ser feito em águas consideradas profundas. Por segurança, uma área de cerca de 600 metros ao redor do navio foi suspensa durante a operação.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.