• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Caraguatatuba reaproveita mensalmente 8 mil toneladas de resíduos urbanos em Usina de Reciclagem

Desse total, cerca de 4 mil toneladas são reaproveitadas em britagem, nos bairros da região Norte e Sul.

Caraguatatuba reaproveita mensalmente 8 mil toneladas de resíduos urbanos em Usina de Reciclagem - Foto: Divulgação/PMC

Em Caraguatatuba, os resíduos de construção civil e de limpeza urbana, tem a destinação correta. Por meio do Programa “Descarte Consciente de Resíduos da Construção Civil (RCC)”, estes materiais são reciclados em uma Usina, instalada no bairro Barranco Alto.

Em muitos lugares os materiais são dispensados clandestinamente em rios, áreas de preservação permanente, praças e ruas, causando grandes impactos ao meio ambiente e na sociedade, atraindo insetos, animais peçonhentos e obstruindo galerias pluviais.

A reciclagem de resíduos sólidos muda esse quadro negativo, tratando o entulho e agregando valor ao produto, além de trazer economia ao município, com a redução de gastos aos cofres públicos e menos impacto ao meio ambiente.

Na Usina, as podas de árvores são trituradas e depois direcionadas aos agricultores locais, usadas como fonte de nutrientes para adubos naturais. Os materiais de construção civil são triturados e reutilizados em obras públicas.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca responsável pelo projeto, mensalmente, em média, 8 mil toneladas de resíduos são destinadas para reciclagem, sendo 4 mil toneladas reaproveitadas em britagem, nos bairros da região Norte e Sul e 4 mil toneladas em material inerte (poda, terra e madeira).

Este projeto está em vigor desde o dia 22 de novembro de 2018, por meio do decreto 994/2018, que dispõe sobre o plano de gerenciamento de resíduos da construção civil e volumosos e regulamenta a atividade de coleta, transporte e depósito de RCC em Caraguatatuba.

Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, localizada na Rua Santos Dumont, 502 – Centro, telefone (12) 3897-2530.

Caraguatatuba reaproveita mensalmente 8 mil toneladas de resíduos urbanos em Usina de Reciclagem - Foto: Divulgação/PMC

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.