• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Pré-conferência de Cultura debate políticas públicas culturais para os próximos 10 anos em São Sebas

O encontro foi realizado pela Prefeitura de São Sebastião e serviu de fase preparatória para a III Conferência Municipal de Cultura de São Sebastião.

Pré-conferência de Cultura debate políticas públicas culturais para os próximos 10 anos em São Sebastião - Foto: Celso Moraes/PMSS

A pré-conferência de Cultura de São Sebastião reuniu, no último sábado (30), no Centro Cultural Batuíra, mais de 50 pessoas, entre sociedade civil e poder público, para debater e analisar as diretrizes, metas e ações das políticas públicas culturais do município para os próximos 10 anos, propostas pela sociedade civil nos 26 fóruns setoriais realizados, entre os anos de 2017 e 2018, dispostas na minuta do Plano Municipal de Cultura de São Sebastião.

O encontro foi realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião (CMPC-SS), e serviu de fase preparatória para a III Conferência Municipal de Cultura de São Sebastião.

Com o tema norteador “A Cultura que queremos – Ações e Metas para os próximos 10 anos”, os participantes foram divididos nos eixos temáticos Estado e Participação Popular; Espaço Urbano e Infraestrutura Cultural; Patrimônio e Memória; Formação e Difusão; e Fomento e Economia da Cultura; para debaterem em grupos de discussão sobre os temas de interesse local, nas esferas pública e privada.

De acordo com o CMPC-SS, em todo esse processo democrático, que contemplou a territorialidade e a diversidade do município, somou-se a colaboração de 470 pessoas, sendo 273 nos Fóruns 2017, e 197 nos Fóruns 2018, dentro das áreas Artes Cênicas, Música, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual, Comunidade Negra, Culturas Urbanas, Culturas Tradicionais, Culturas Populares, Dança e Grupos de Gênero. Já nas Conferências, fizeram parte 185 cidadãos em 2009 e 38 em 2013. De 2015 a 2018 foram realizadas 36 reuniões do CMPC, que é composto por 44 conselheiros entre titulares e suplentes, sendo todas abertas ao público, que deliberaram sobre diversas pautas onde foram aprovadas demandas com o entendimento que deverão ser contempladas no Plano Municipal de Cultura.

Nesta quarta-feira (4), às 19h, na Casa da Cultura, os integrantes que compuseram o eixo 5 vão dar continuidade na discussão sobre Fomento e Economia da Cultura. Já no dia 18 de dezembro, no mesmo local e horário, será feita a revisão do texto do Plano Municipal de Cultura de São Sebastião. Ambos os encontros serão abertos ao público.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.