• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Obras em ritmo acelerado em várias regiões de Ilhabela serão entregues em dezembro e no início de 20

Revitalização da ponte estaiada, construção de oito casas, construção de escola e de complexo esportivo, revitalização de vielas, estão entre as dezenas de obras.

Foto: Divulgação/PMI

Do norte ao sul de Ilhabela há obras em andamento, algumas prontas, outras em fase final de acabamento ou sendo iniciadas. Nesse último mês do ano e início de 2020 serão entregues muitas delas. A prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, com apenas seis meses à frente da prefeitura, afirma que a realização descentralizada de obras é um compromisso assumido com a população dos bairros, que esperavam melhorias há anos.

Deverão ser entregues nos próximos dias desse mês, obras como a reforma e correção da estrutura da “Ponte Estaiada”, na Barra Velha, com aproximadamente 90 por cento concluída. Foram instaladas estrutura em aço galvanizado e a montagem da nova passarela, agora com o madeiramento instalado na posição correta para assegurar mais segurança aos ciclistas e pedestres. Além do “madeiramento ecológico” (madeira plástica), foi implantado guarda-corpo em aço inox e efetuada a troca da iluminação por lâmpadas em LED, para ampliar a iluminação e assegurar ainda mais segurança à população.

Outro grande investimento, muito importante para a segurança da população e turistas, que foi entregue é a grande obra de contenção de talude no bairro do Piúva, sul da Ilha, no local onde ocorreu o maior deslizamento de terra da história recente do arquipélago, que provocou a queda de duas casas e deixou outras cinco em situação de risco iminente, na encosta da SP-131, que ficou interditada por uma semana. Diante da situação de risco, a obra foi realizada com monitoramento constante do solo do local do deslizamento – um espaço com altura aproximada de 38 metros e largura frontal de 80 metros. Além dos serviços de retaludamento e proteção do talude com concreto projetado, também foi implantado um muro de contenção definitivo.

Também já estão prontas as obras de construção de oito unidades de habitação unifamiliar na rua Maria das Dores Rocha Peres, no bairro Barra Velha, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, como parte de um projeto habitacional da Administração, que contempla inclusive a regularização de 15 núcleos do arquipélago. As casas visam a realocação dos moradores da rua Mato Grosso, no mesmo bairro, em atendimento a ordem judicial. Com a mudança, as famílias terão residências modernas e completas, com dois dormitórios, cozinha, sala de estar/jantar, banheiro e área de serviço.

A reforma e adaptação do prédio da Casa da Criança, projeto coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, também já está pronta para ser entregue e atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Entre as grandes obras em andamento está um antigo sonho da comunidade do Reino, a construção do Complexo de Lazer do Reino. O projeto de reforma e ampliação para revitalizar o antigo campo de areia prevê: instalação de campo society, com grama sintética; arquibancada coberta, com capacidade para mais de 200 pessoas; iluminação apropriada e moderna; arquibancada coberta, muros de contenção no entorno; instalação de playground; área com piso adequado com equipamentos para academia ao ar livre; área social; conjunto de vestiários masculino e feminino; conjunto de sanitários masculino e feminino, entre outros.

Ainda entre os grandes investimentos em andamento há as obras de construção da nova escola Municipal, Luiza Aparecida de Souza Tangerino, no Itapecerica; a construção da nova Unidade Básica de Saúde “Vereador Evaristo Nascimento”, no bairro Ponta Azeda. Essa unidade permitirá a ampliação e melhoria dos serviços de saúde de vários bairros da região norte da ilha, atendida atualmente pela UBS do Armação.

A E.M. Professora Ophélia Reale Montanhesi, é beneficiada com a construção de muro de contenção, entre outras intervenções, no bairro do Itaquanduba, atendendo pedido dos moradores. Várias escolas estão recebendo reformas e ampliações, com o intuito de tornar o ambiente escolar adequado. Os prédios das escolas de Ilha de Vitória, Praia da Fome e Praia Mansa já contam com a reforma e ampliação; e estão em execução as obras de melhorias nas escolas: E.M. Maria Thereza de Freitas Vidal e E.M. Waldemar Belisário.

Há muros de arrimo sendo construídos em várias áreas de risco, como no bairro Barra Velha, na Rua Ceará, e no bairro Carijós, na Rua Imperador.

Prioridade

A Prefeitura de Ilhabela também faz um grande investimento superior a R$ 400 milhões, para solucionar problemas de décadas e alcançar, nos próximos anos, a universalização do saneamento básico no arquipélago, a prioridade do governo Gracinha Ferreira, que conseguiu aprovar na Câmara o projeto da prefeitura de atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico (de 2013), preparado pelo Instituto Mackenzie.

Somente nas obras de abastecimento, o projeto prevê triplicar o armazenamento para 13,87 milhões de litros de água. Serão construídos dois grandes reservatórios de água, no sistema Green Park, na região central, e no sistema Pombo, no Bexiga, sul do arquipélago. No primeiro, o reservatório será ampliado de 50 mil litros de água para 1 milhão de litros; no segundo a reservação saltará de 150 mil para 2 milhões de litros de água.

Na questão do esgoto, a prefeitura já realizou aproximadamente dez quilômetros da nova obra de vinte e cinco quilômetros de rede coletora no Sul, entre os bairros Julião e Veloso, além de redes complementares no Zabumba, no alto da Barra Velha. Antes do início dos vinte e cinco quilômetros, foram entregues outros oito quilômetros no trecho do Piúva ao Portinho, região Sul.

Além disso, estão em andamento obras de reformas e adequações, como é o caso da Escola Anna Leite, na Praia Grande, que apresentou problemas estruturais da época de sua construção e teve que ser interditada para definição da solução. O prédio está sendo recuperado. A reforma e ampliação da E.M. Prefeito Leonardo Reale, no bairro Armação, está muito avançada e entrou na fase de acabamento.

Há ainda revitalização de várias escadarias e vielas (há muitas prontas) nos bairros Itaquanduba, no Ilhote e Taubaté; reforma da área de lazer do bairro Santa Tereza, etc.

Dessa relação de obras e reformas citadas existem outras iniciadas em diversos bairros do Norte ao Sul da cidade, além de muitas que estão em processo de licitação e com início provável para janeiro de 2020.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.