• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Prefeito solicita ao Estado instalação da Unidade CAEP e da Equipe de Perícias Criminalísticas em Ca

A implantação de uma unidade CAEP contribuirá de forma estratégica para combater ações praticadas pelos criminosos em toda a região.

Foto: Divulgação/PMC

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, encaminhou ao Governo do Estado de São Paulo um ofício solicitando a instalação de uma unidade especializada da CAEP (Companhia de Ações Especiais da Polícia) no município.

No documento, encaminhado ao governador João Dória, o prefeito cita que o município é um grande parceiro do Estado quando se trata de segurança pública.

“Em que pese o excelente trabalho exercido pelo efetivo permanente da Polícia Militar, o número de ocorrências nos últimos anos demonstra a necessidade do município em obter um aumento do efetivo, assim como a atuação de policiais especializados para combater a criminalidade de maneira mais ostensiva”, cita o prefeito.

Segundo ele, a implantação de uma unidade CAEP contribuirá de forma estratégica para combater ações praticadas pelos criminosos em toda a região.

Aguilar Junior se colocou a disposição do Governo do Estado para assinatura de um convênio com a disponibilização de uma área pública e ajudar na construção da Unidade CAEP na cidade.

“Nosso objetivo é ajudar o Estado a promover melhor desenvolvimento do trabalho da Polícia Militar para garantir maior segurança e manutenção da ordem pública”.

Já em setembro, o prefeito havia encaminhado ofício ao Estado solicitando aumento do efetivo policial na cidade.

Desde 2017, a Prefeitura de Caraguatatuba investiu mais de R$ 11 milhões na Polícia Militar, tanto na Operação Verão e na Atividade Delegada (quando a administração paga os policiais em horário de folga), quanto na manutenção de viaturas, bicicletas, eventos e obras em prédios do Estado.

Além disso, foram mais de R$ 700 mil em convênio com o Corpo de Bombeiros, onde a Prefeitura custeou alimentação, materiais, serviços, combustível, entre outros.

“Nós fazemos nossa parte e precisamos que o Estado acompanhe os investimentos que temos feito. Nossa cidade vem crescendo e na temporada chega ao triplo da população, por isso pedimos ao governador que nos dê essa contrapartida proporcional ao que nossa cidade precisa. Nossos policiais são verdadeiros heróis, mas precisamos desse acréscimo no efetivo”, ressaltou o prefeito.

Equipe de Perícias

Aguilar Junior encaminhou também nesta semana outro ofício pedindo a instalação da sede da Equipe de Perícias Criminalísticas (EPC).

O objetivo do pedido é promover o melhor desenvolvimento do trabalho da Polícia Técnico-Científica na região.

“Segundo estudo realizado pela Superintendência da Polícia-Científica, a maioria dos exames requisitados são oriundos das Delegacias de Polícia dos municípios de Caraguatatuba e Ubatuba e a instalação da unidade vai gerar maior rapidez no atendimento e economia no deslocamento de viaturas e profissionais”, cita o prefeito.

O documento destaca ainda que Caraguatatuba dispõe de prédio com melhores condições, o que contribuiria de forma significativa para a realização de exames periciais, gerando um alinhamento mais efetivo dos plantões do IML (Instituto Médico Legal) e do IC (Instituto de Criminalística) com a Central de Flagrantes.

O ofício também foi protocolizado na Secretaria de Segurança Pública do Estado para o general João Camilo Pires de Campos.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.