• G1

Witzel anuncia instalação de UPPs em Angra dos Reis

Serão três unidades com novo 'viés', de acordo com o governador. Região tem sofrido com confrontos entre traficantes e violência.

Corpos são deixados em caçamba de caminhão no Frade, em Angra dos Reis — Foto: TV Rio Sul

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou que irá instalar três Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em Angra dos Reis, no Sul do estado. Segundo Witzel, o objetivo é incentivar o emprego e o turismo na região, que tem sofrido com confrontos entre traficantes e violência.

 

"Angra vai ser a primeira delas. Vamos instalar três UPPs nos principais pontos de conflito, já com esse viés. (...) São medidas que, eu acredito, vão estimular turismo, emprego, vão aumentar a segurança na região e fazer com que Angra tenha essa nova perspectiva e uma visão diferenciada do turismo no Brasil", afirmou o governador.

 

No último dia 15, sete corpos foram abandonados na caçamba de um caminhão às margens da Rodovia Rio-Santos. Naquele fim de semana, ocorreram tiroteios e operações policiais no bairro do Frade. Uma semana antes, a rodovia já havia sido fechada por causa de outra troca de tiros.

Witzel também disse ter se reunido com representantes da Secretaria de Estado de Polícia Militar para que, desde o começo do ano, fosse feita uma "redefinição das UPPs". O governador explicou que seria necessário, primeiro, fazer uma mudança operacional, integrando as unidades à estrutura da PM.

"As UPPs era um comando à parte, comandadas pelo secretario de Segurança Pública, e isso tinha uma série de problemas operacionais que acabaram quando nós unimos as polícias. (...) É preciso manter as UPPs, só que uma UPP diferente. Já projetamos uma nova sede de UPP. A sede de UPP que vai receber serviços sociais, atendimento à população na área da saúde, com Faetec, cidadania, uma área que não vai ser só polícia, mas a polícia vai estar lá também", detalhou o governador.

Mortes em Angra dos Reis — Foto: Rodrigo Cunha/G1

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.