- Fonte: Prefeitura de Ubatuba
Confira as datas de inscrições para cursos gratuitos do Centro de Capacitação Profissional de Ubatub
São oferecidas vagas para os cursos gratuitos de artesanato, costura criativa, maquiagem, manicure e pedicure, fotografia e culinária.

O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba informa que as inscrições para os cursos gratuitos de artesanato, costura criativa e maquiagem, oferecidos pelo Centro de Capacitação Profissional, estarão abertas nos dias 21 e 22 de janeiro. Já nos dias 28 e 29 de janeiro poderão ser feitas as inscrições para os cursos de manicure e pedicure, fotografia e culinária.
Interessados em participar devem ter pelo menos 16 anos de idade e apresentar os seguintes documentos (original e uma cópia):
– RG
– CPF
– Título de eleitor
– Número no Cadastro Único de Programas Sociais (Cadúnico)
– Comprovante de residência – 1 foto 3×4
As inscrições devem ser feitas diretamente no Centro de Capacitação Profissional, que fica ao lado do Terminal Turístico da Comtur, na av. Governador de Abreu Sodré, no Perequê-Açu, das 9h às 15h.
As aulas acontecerão uma vez por semana. No total, são oferecidas 116 vagas, a saber: 20 para artesanato, 12 para costura criativa, 12 para maquiagem, 12 para manicure e pedicure, 20 para fotografia e 40 para culinária.
Confira os horários das turmas
Segunda-feira
Costura criativa – Manhã (8h às 12h) e Tarde (13h às 17h)
Manicure e pedicure – Noite (18h às 22h)
Culinária – Noite (18h às 22h)
Terça-feira
Maquiagem – Manhã (8h às 12h)
Culinária – Noite (18h às 22h)
Fotografia – Noite (19h às 21h)
Quarta-feira
Fotografia – Tarde (14h às 17h)
Sexta-feira
Artesanato – Manhã (8h às 12h) e Tarde (13h às 17h)
Sobre o Cadúnico
O Cadúnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
A inscrição ou a atualização de dados deve ser feita pela pessoa que é a responsável legal pela família. Para isso, é necessário comparecer a um dos locais de cadastro levando os seguintes documentos originais (não é necessário cópias):
– Adultos: RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência
– Criança e adolescentes: certidão de nascimento ou RG, declaração escolar
A inscrição no Cadastro Único gera o Número de Identificação Social (NIS) permite o acesso a diversos programas como a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Carteira do Idoso, o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS). Também é um dos critérios que passa a ser adotado pelo Fundo Social de Solidariedade para a inscrição nos cursos gratuitos oferecidos no Centro de Capacitação Profissional.
O Cadastro Único pode ser feito nos seguintes locais:
– Secretaria de Assistência Social de Ubatuba, na rua Paraná, 375 – Centro, no horário das 8 às 15 horas
– Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maria Balio (região Sul), na rua Oscar Rossin, n. 10 – Maranduba
– CRAS Romana Lanzoni (Região Oeste), na rua da Cascata, 744 – Ipiranguinha