• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguatatuba oficializa passeio turístico para Fazenda de Mexilhão na Praia da Cocanh

O Alvará de Turismo de Base Comunitária era uma reivindicação antiga dos maricultores do local, que agora poderão ter outra opção de renda, além da venda dos produtos.

Prefeitura de Caraguatatuba oficializa passeio turístico para Fazenda de Mexilhão na Praia da Cocanha - Foto: Divulgação/PMC

Caraguatatuba conta com mais um atrativo turístico. O prefeito Aguilar Junior entregou nesta terça-feira (21/01), aos representantes da Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o Alvará de Licença de Funcionamento do passeio de visitação na Fazenda de Mexilhão, na Praia da Cocanha, região Norte da cidade.

O Alvará de Turismo de Base Comunitária era uma reivindicação antiga dos maricultores do local, que agora poderão ter outra opção de renda, além da venda dos produtos. Com a oficialização do passeio, Caraguatatuba ganha mais uma atração de turismo, única no Litoral Norte, que visa garantir preservação ambiental e a valorização da cultura caiçara local.

O prefeito Aguilar Junior destacou a preocupação em sempre pensar no povo de Caraguatatuba, que é da região. “Temos muitos desafios a serem enfrentados, mas com vontade e parcerias, vamos realizar. Obrigado por buscarem mais esse crescimento e no que precisarem, conte comigo. O próximo passo é a balsa para manutenção do produto”, garantiu Aguilar Junior.

O passeio

A Fazenda de Mexilhão é considerada a maior do Estado e sua produção em uma área de 36 mil metros quadrados pode chegar a 160 toneladas/ano, se não houver nenhuma intercorrência.

Atualmente, o passeio já é realizado com estudantes do Instituto de Pesca de São Paulo e Instituto Federal de Caraguatatuba, como aula prática no curso de Aquicultura, criação de animais aquáticos com possibilidade de consumo.

A saída do passeio fica localizada na Amapec e dura em média, 1h30. Os visitantes poderão conhecer o dia a dia do funcionamento da Fazenda, desde o processo de reprodução do Mexilhão, as práticas de cultivo até o seu desenvolvimento para o tamanho comercial, além de toda técnica de limpeza, beneficiamento e preparação do produto para venda.

Prefeitura de Caraguatatuba oficializa passeio turístico para Fazenda de Mexilhão na Praia da Cocanha - Foto: Divulgação/PMC

Além da produção do mexilhão, a Fazenda é uma fonte de biodiversidade, pois atrai outras espécies marinhas, como tartarugas, arraias, polvos e se der sorte, até boto e toda fauna incrustada como esponjas, corais, vieiras e microalgas, famosas no ramo de cosméticos.

Os visitantes do passeio e apreciadores da culinária, além de conhecer toda a criação, poderão escolher seu produto direto da fonte e adquirir ao final do passeio na Associação.

Segundo um dos associados da AMAPEC, José Luiz Alves, o compromisso da Prefeitura, em entregar o alvará mostra a preocupação com o trabalho do povo caiçara, pois na época da baixa produção, o passeio se torna uma alternativa de renda aos maricultores, que sobrevivem da venda do marisco.

Moradores e turistas interessados em conhecer o atrativo, podem procurar pela Associação na Avenida João Gonçalves Santana, 500 – Massaguaçu – Praia da Cocanha ou fazer o agendamento pelo telefone (12) 99767-2163.

Prefeitura de Caraguatatuba oficializa passeio turístico para Fazenda de Mexilhão na Praia da Cocanha - Foto: Divulgação/PMC

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.