• Silviane Neumann

Olha o Castramóvel aí! Mas é só para foto

O Castramóvel da prefeitura de Ubatuba é o perfeito exemplo de mau uso do dinheiro público. Para que não reste dúvidas, dinheiro público é na verdade, nosso dinheiro. O dinheiro que ganhamos com muito suor e usamos para pagar todos os impostos que incidem sobre o nosso dia a dia. Depois de arrecadado, governo federal, estados e municípios tornam-se administradores desse dinheiro para que ele seja, efetivamente, devolvido à população em forma de serviços e benfeitorias. Mas, na prática, não é bem isso que acontece.

Castramóvel de Ubatuba parado e sem uso na Regional Norte, no Puruba - Foto: Redes sociais

Esta semana publiquei em minha página no Facebook a foto do Castramóvel parado há cerca de 120 dias na Regional Norte. Parado e sem uso!

Quem vive em Ubatuba sabe que é uma cidade muito extensa e com uma geografia peculiar. O que, talvez, muita gente não saiba é que oferecer castrações gratuitas para a população de baixa renda é lei na cidade.

O programa foi instituído há anos e está sobrevivendo, aos trancos e barrancos, por duas administrações municipais que não fazem muita força para cumpri-lo.

O Castramóvel foi adquirido através de uma verba no valor de R$ 125.000, destinada em 2017 pelo deputado federal Ricardo Izar. Só a aquisição do veículo levou quase 1 ano para se concretizar.

Entregue com muito alarde, pompa, circunstâncias e fotos em redes sociais, em março de 2019, o veículo trouxe nova esperança para levar a castração para as comunidades mais distantes de Ubatuba. Justamente onde mais há necessidade. Precisamente em locais que não recebem o serviço desde que o primeiro trailer parou de funcionar.

Castramóvel na Vila Rolim,região norte - Foto: Divulgação/PMU

Quem vive a realidade da proteção animal em Ubatuba sabe que nessas comunidades a quantidade de animais que vive solta é enorme e, apesar da maioria ter um tutor, as condições são precárias.

A realidade é ainda pior do que se imagina. Não é fácil arrumar carona para levar para o centro da cidade um animal doente. Vivemos isso todos os dias. A falta de assistência veterinária nos bairros mais distantes é uma realidade que assusta.

E isso é um dos motivos pelos quais o Castramóvel é mais do que necessário. Já imaginou ter que pedir carona lá do Camburi ou do Rio da Prata para levar o animal para ser castrado no centro da cidade? Ou tentar leva-lo de ônibus? E trazer de volta para casa? A maioria desiste, aliás, a maioria nem tenta.

A castração é a única maneira eficiente de se reduzir o número de animais errantes. Já vimos isso em Ubatuba nos primeiros anos do programa de castração. Feita de maneira consistente, em pouco tempo vimos diminuir o número de animais abandonados pelos bairros. E com isso, pudemos nos concentrar em casos mais graves, que precisavam de muita ajuda.

Mas não é isso que ocorre agora. Hoje em dia, a população de cães e gatos cresce em níveis alarmantes em todo município. E a gente não dá conta.

Ubatuba precisa do Castramóvel na ativa! Comunidades das regiões Norte, Sul e Oeste precisam ter acesso a esse serviço sem que tenham que atravessar dezenas de quilômetros.

E todos merecemos que nosso dinheiro seja aplicado de forma eficiente, retornando em um serviço de qualidade.

Infelizmente, a história se repete. Sem uso, sem manutenção, sob as condições climáticas de Ubatuba, esse novo trailer logo, logo estará velho e sem condições de ser utilizado para cirurgias.

Mais um descaso com a população de Ubatuba. Mais uma prova que não basta ser prefeito e aparecer em redes sociais, é preciso saber administrar.

Este ano tem eleição. Escolham bem seus candidatos. Não troquem o voto por cestas básicas, botijão de gás ou carguinho na prefeitura. Escolham os candidatos cujas propostas estão alinhadas com aquilo que vocês desejam para a comunidade e para a cidade como um todo.

Reclamação original - Foto: rede social

Silviane Neumann é ativista na causa animal. Desde 2009 atua em Ubatuba para melhorar as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. Através da Help Pet Ubatuba, suas ações são focadas em conscientização sobre guarda responsável de animais e em promover castrações e ajuda para tutores carentes. Como protetora, trabalha para tornar Ubatuba uma cidade que é contra a exploração animal e respeita os animais domésticos e silvestres, o meio ambiente e sua rica diversidade. Como cidadã, exige e cobra dos órgãos públicos que as leis destinadas ao bem-estar animal e à proteção do meio ambiente sejam cumpridas. Neste espaço, contará um pouco do seu dia a dia e as conquistas de Ubatuba nessa área. Além de expor as necessidades e também os contrassensos que vivencia em sua luta diária pelos animais e meio ambiente.

Posts Relacionados

Ver tudo
[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.