• Silviane Neumann

Quando existe boa vontade política, o bem-estar animal sempre avança

Quando o assunto é bem-estar animal, Ilhabela está anos-luz à frente de Ubatuba. Há poucas semanas atrás, neste mesmo espaço, falamos sobre a incapacidade da prefeitura de Ubatuba em manter ininterruptamente o serviço de castração gratuita na cidade e a falta de vontade em colocar o CRA funcionando com todo o seu potencial. Hoje, vamos falar sobre o Centro de Referência Animal de Ilhabela. Uma prova de que quando a vontade política e o bom-senso andam juntos, ganhamos todos.

Centro de Referência Animal de Ilhabela - Foto: Gustavo Pereira

Quando o assunto é castração e microchipagem gratuita de animais de estimação, Ilhabela é um dos municípios pioneiros no Brasil. A boa vontade política em oferecer políticas públicas eficientes para o bem-estar animal impulsionou a criação do CRA – Centro de Referência Animal de Ilhabela.

Inaugurado em setembro de 2015, o CRA funciona em um prédio com 600 m2, na Barra Velha. O local conta com canil, gatil, baias, centro cirúrgico, três consultórios, salas de pré e pós-operatório e recepção. No local também funciona uma ouvidoria que recebe denúncias sobre maus-tratos a animais, caça e abandono. Animais silvestres, marinhos e de grande porte também são atendidos pelo CRA.

Entre os serviços oferecidos gratuitamente a toda população, sem restrição de faixa de renda, estão as castrações, microchipagem, atendimento clínico (consultas), cirurgias ortopédicas e oncológicas, vermifugação e exames de raio X, ultrassom e eletrocardiograma.

A vacina antirrábica está disponível durante todo o ano e não apenas durante a campanha. Ações de adoção de cães e gatos também existem ao longo do ano, em parceria com a Apailha. Eles trabalham ainda os conceitos de guarda responsável e promovem campanhas de doação de sangue para animais e de prevenção ao câncer.

Centro de Referência Animal de Ilhabela - Foto: Redes sociais

O sucesso do CRA de Ilhabela só aumenta. E quem ganha são os animais e a população.

Os números impressionam. Em 2019, foram mais de 15.000 procedimentos. Desses, 2.458 foram cirurgias de castração.

Apesar do CRA ter sido inaugurado em 2015, as castrações gratuitas em Ilhabela são oferecidas desde 2009. Os resultados de todo esse trabalho já são vistos no município. Além da conscientização da população, existem períodos em que para adotar um animal é preciso entrar em lista de espera.

Seria um sonho realizado se conseguíssemos implantar em Ubatuba um Centro de Referência Animal que funcionasse efetivamente. Se ele chegar aos pés do CRA de Ilhabela, teremos a certeza de que todo nosso trabalho, sofrimento e amor pela causa valeram a pena.

Mas para isso precisamos de políticos e administradores que tenham consciência da importância de se ter políticas públicas para o bem-estar animal que funcionem de verdade e não só para fotos em redes sociais. Precisamos de políticos que tenham boa vontade para fazer o que é preciso.

Este ano teremos eleições. Vamos votar em políticos que apresentem propostas consistentes para os animais de Ubatuba: domésticos, silvestres e de grande porte. Só assim poderemos ver Ubatuba avançar também no bem-estar animal.

Infográfico castrações no CRA de Ilhabela - Foto: Divulgação/rede social

Silviane Neumann é ativista na causa animal. Desde 2009 atua em Ubatuba para melhorar as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. Através da Help Pet Ubatuba, suas ações são focadas em conscientização sobre guarda responsável de animais e em promover castrações e ajuda para tutores carentes. Como protetora, trabalha para tornar Ubatuba uma cidade que é contra a exploração animal e respeita os animais domésticos e silvestres, o meio ambiente e sua rica diversidade. Como cidadã, exige e cobra dos órgãos públicos que as leis destinadas ao bem-estar animal e à proteção do meio ambiente sejam cumpridas. Neste espaço, contará um pouco do seu dia a dia e as conquistas de Ubatuba nessa área. Além de expor as necessidades e também os contrassensos que vivencia em sua luta diária pelos animais e meio ambiente.

Tags:

Posts Relacionados

Ver tudo
[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.