• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela realiza Semana da Cultura Caiçara

A Fundaci, pelo segundo ano consecutivo, preparou uma programação que busca valorizar o município com atividades que demonstrem o saber caiçara.

Ilhabela realiza Semana da Cultura Caiçara - Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), realizará a partir desta sexta-feira (13), às 17h, a Semana da Cultura Caiçara, na “Casinha Caiçara” do centro Cultural da Vila.

A Fundaci, pelo segundo ano consecutivo, preparou uma programação que busca valorizar o município com atividades que demonstrem o saber caiçara.

O evento atende a Lei Estadual n° 16.290/2016, que instituiu no Calendário Turístico do Estado de São Paulo a Semana da Cultura Caiçara, que se realiza anualmente na semana que antecede o dia 15 de março, o Dia do Caiçara, nos municípios do litoral do Estado. Ilhabela vêm de encontro a este anseio, procurando mostrar a tipicidade do caiçara em sua música, sua linguagem e seu artesanato.

Confira a programação completa:

Sexta-feira – 13/3/2020

17h – Apresentação do Coral Pixoxó com alunos da Fundaci e alunos do Projeto Guri, acompanhados pelo violão primoroso do Beto Di Franco.

17h30 – Apresentação de Contos e Causos pela atriz Gabi Calixto, interpretando a velha Caiçara.

18h30 – Aula Aberta do Projeto Arte em Ponto de Rede – como confeccionar roupas e acessórios com redes de pesca, aprendendo seus pontos básicos e transformando em peças belíssimas.

Durante toda a programação, apresentação do Grupo Raízes de Ilhabela, com músicas do folclore e do cancioneiro popular.

Sábado – 14/3/2020

15h – Apresentação de Contos e Causos pela atriz Gabi Calixto, interpretando a velha Caiçara.

16h – Aula Aberta do Projeto Arte em Ponto de Rede – como confeccionar roupas e acessórios com redes de pesca e transformando em peças belíssimas.

Domingo – 15/3/2020

16h – Apresentação de Danças Típicas, como Quebra-Chiquinha e Ciranda, com o professor Adriano Leite e seus alunos. Também uma interpretação, por intermédio de seus alunos, do poema “O canoeiro”.

17h – Aula Aberta do Projeto Arte em Ponto de Rede – como confeccionar roupas e acessórios com redes de pesca, aprendendo seus pontos básicos e transformando em peças belíssimas.

O Grupo Raízes de Ilhabela apresentará seu repertório durante a programação da Semana da Cultura Caiçara.

Serviço: A Casinha Caiçara está localizada na rua da Padroeira, 140 – Vila.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.