top of page
  • Ana Luiza Cesar

Fogo no Pantanal

É necessário que o cidadão brasileiro compreenda os reflexos destes fenômenos sobre o cotidiano, bem como, as consequências que essa catástrofe ambiental pode causar no restante do país.

Incêndio no Pantanal

Foi de ampla divulgação o incêndio que tomou conta de aproximadamente 19% do pantanal brasileiro, bioma localizado nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O fogo se alastrou de maneira muito rápida sobre a vegetação, restando apenas as notícias e imagens de animais carbonizados e as altíssimas temperaturas ocorridas semanas depois em todos os Estados do país.

É necessário que o cidadão brasileiro compreenda os reflexos destes fenômenos sobre o cotidiano. Talvez pela ideia de que as ações ocorridas fora do Sudeste não tenham proporções sobre o resto do país, ou de que "só um fogo não fará diferença nenhuma", é que o cidadão continua colocando, frente aos dois dos Três Poderes, representantes que propaguem essa ideologia perante uma sociedade inteira.

A cada foco de incêndio perde-se uma parcela da fauna e flora brasileira, algo com representação tão grande desde a bandeira da nação. A proteção ao meio ambiente é prevista na Constituição Federal do Brasil em seu artigo 225, que dispõe: "Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as futuras gerações".

O que se viu (e ainda se vê) no Pantanal foi um reflexo do pensamento da sociedade. Enquanto investem-se milhões em tecnologia, em indústrias, fábricas, vira-se a cara para um problema que queima à nossa frente, um problema que já está trazendo diversas consequências para a população, que continua sem saber selecionar os representantes que priorizem o cuidado com a natureza.

Incêndio no Pantanal

Ana Luiza Cesar tem 19 anos, é aluna de direito e sempre se interessou em dar suas opiniões. Neste portal, tem o objetivo de, através de textos e artigos, posicionar-se frente aos assuntos polêmicos e atuais da sociedade. Espera que as pessoas possam se conscientizar por meio de palavras, conversas e debates, da mesma maneira que acredita ser necessária a mudança das crenças sociais para que o futuro mude também. De forma curiosa, sincera e um tanto quanto parcial, Ana Luiza busca emitir seus valores e pensamentos dentro do contexto atual, dando voz à nova geração.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page