• G1 Sul do Rio e Costa Verde

Cachorro vítima de maus-tratos é resgatado pela Polícia Civil de Paraty

Animal foi encontrado em uma casa, na Estrada da Colônia. Ele estava preso com uma corrente enrolada no pescoço que prejudicava sua respiração e a circulação de sangue.

Animal estava com corrente enrolada no pescoço, diz Polícia Civil de Paraty — Foto: Polícia Civil

Um cachorro foi resgatado pela Polícia Civil de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, na tarde dessa segunda-feira (26). Segundo os agentes, ele estava sofrendo maus-tratos.

O animal foi encontrado em uma casa, na Estrada da Colônia. Ele estava preso com uma corrente enrolada no pescoço que prejudicava sua respiração e a circulação do sangue.

O cachorro estava com a saúde física debilitada e em estado precário de higiene. Segundo os agentes, ele foi medicado e levado para um lar temporário.

Os policiais informaram que o dono do animal já foi identificado e será indiciado pelo crime de maus-tratos.

Lei Sansão

Publicada no último dia 29 de setembro, a Lei Federal 1.095/2019, já em vigor, aumenta a pena de quem maltratar ou praticar abusos contra cães e gatos. A norma determina que a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação a cães e gatos será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. O texto publicado altera o artigo 32 da lei de crimes ambientais (lei 9.605/98) e abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo um item específico para cães e gatos que, segundo o governo, acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

A lei foi batizada em homenagem ao pitbull Sansão, vítima de agressões no dia 6 de julho, em Minas Gerais, que teve o focinho amordaçado com arame farpado e ambas as patas traseiras decepadas com um facão por um homem, dentro de uma propriedade privada, na cidade de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte.

O agressor, que também é responsável por ter agredido o pai de Sansão, Zeus, em 2018, também com um facão, ocasionando fratura da coluna vertebral e levando à necessidade de eutanásia, foi multado ainda por maus-tratos contra outros 12 animais, sendo 3 cães, 3 gatos e 6 galinhas, sendo que 1 foi a óbito, que estavam sob sua responsabilidade e em sua casa.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________