• Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis

História da construção do Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis

Vídeo do Arte na Rede aborda técnicas e materiais utilizados na edificação do local, que faz parte da identidade cultural e religiosa de Angra.


Foto: Divulgação/PMAngra


A Prefeitura de Angra divulga nesta segunda-feira (14) mais um vídeo do projeto Movimento Arte na Rede (MAR). É o segundo episódio de um pequeno documentário sobre o Museu de Arte Sacra, localizado no Centro de Angra e importante referência cultural e turística do município.

Neste segundo episódio, a coordenadora de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Angra, Luciana Praça, fala sobre a construção do museu, que é onde também funciona a Igreja da Lapa e da Boa Morte. O vídeo aborda os materiais e os métodos utilizados; a colaboração dos fiéis, que como forma de pagar promessas carregavam pedras que seriam utilizadas na construção da igreja; e a contribuição de povos antigos que habitavam a região e deixaram os sambaquis, montes formados principalmente por conchas, mas também por pedras e ossos. Esses sambaquis foram aproveitados pelos portugueses e os primeiros colonos para fazer a cal utilizada nas construções.

O vídeo fala ainda sobre a festa de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte. O museu, suas obras e os festejos possuem uma história bem longa e rica e ajudaram a constituir a identidade cultural e religiosa de Angra.

O MAR é um projeto desenvolvido pela Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Angra, partindo da sugestão de parlamentares e lideranças do movimento cultural da cidade, como forma de produção de conteúdo para divulgação da história e cultura do município por meio das mídias digitais.

Os vídeos, de curta duração e caráter documental, visam também atender a uma demanda escolar e pedagógica, já que com a suspensão das aulas, em virtude da pandemia, visitas guiadas feitas pelos alunos e coordenadas pelos professores ficaram suspensas, assim como as visitas guiadas do setor turístico (ou city tour) também sofreram restrições.

Estão sendo produzidos outros documentários, sobre o Convento São Bernardino, a Bica da Carioca, o Chafariz da Saudade, o presídio Cândido Mendes (que ficava localizado na Ilha Grande), o monumento ao Aquidabã (embarcação da Marinha imperial brasileira que naufragou em Angra), dentre outros assuntos. Sempre temas ligados à cultura angrense.

Link para o vídeo: https://youtu.be/sBRcikr_MNE

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________