• Portal Costa Azul

No Dia Mundial do Meio Ambiente, praia Martim de Sá receberá ação de limpeza pela equipe do Trilhas

Segundo os organizadores, todo o processo de remoção do lixo e de abordagem aos banhistas será realizado seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive com o controle do número de participantes, uso de máscaras e álcool em gel.



Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo sábado (05/06), a partir das 08h30, a equipe do aplicativo Trilhas realizará sua primeira ação ambiental em Caraguatatuba. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semaap).

A Semaap irá fornecer os materiais necessários para o recolhimento dos resíduos, como sacos de lixo e luvas. A ação visa realizar a limpeza de toda a extensão da praia Martim de Sá, bem como abordar turistas e munícipes – para conscientizar sobre o descarte correto de resíduos de alimentos e bebidas que forem consumidos nas areias do Litoral Norte.

Todo o processo de remoção do lixo e de abordagem aos banhistas será realizado seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive com o controle do número de participantes, uso de máscaras e álcool em gel.


Lixo nas praias

A presença de lixo nas praias é um problema global. Segundo estudo divulgado em 2015 por pesquisadores americanos, o Brasil ocupa a 16ª posição no ranking dos países que mais poluem as praias e, infelizmente, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba não estão fora da rota do lixo.

As praias das quatro cidades do litoral norte são monitoradas mensalmente pelo Instituto Argonauta, em parceria com o Aquário de Ubatuba, cujos resultados são divulgados no “Boletim do Lixo”. As classificações das amostras são divididas em quatro categorias: Ausente (não há evidência de lixo); Traço (predominantemente ausente, com a presença de alguns itens espalhados); Inaceitável (amplamente distribuído com algumas acumulações) e Caótico (pesadamente contaminado com várias acumulações).

Segundo os últimos dados divulgados em abril de 2021 pelo Argonauta, relativos à presença de lixo nas praias de Caraguatatuba, dos 465 registros realizados pelo Instituto, 57,6% deles encontraram traços de lixo, outros 39,1% foram classificados como inaceitáveis e apenas 3,2% foram ausentes.



Responsabilidade ambiental e econômica

A ação, denominada como “Trilhas Ambiental”, faz parte de um conjunto de práticas sustentáveis promovidas pela empresa – que está engajada em causas ambientais. O CEO do aplicativo, Xico Namastê, afirma que esta é apenas a primeira de muitas operações que virão, com foco no meio ambiente.

“Focados na importância do tema, resolvemos abraçar esta causa do meio ambiente com tudo o que podemos. Queremos conscientizar turistas e moradores que fazem uso frequente das nossas praias, sobre a importância de voltarmos para casa trazendo conosco o lixo que produzimos enquanto estamos ali”, destaca o CEO.

Os itens recolhidos durante a ação serão separados e encaminhados para cooperativas do município e catadores de materiais. Desta forma, o Trilhas espera contribuir positivamente com estes trabalhadores e incentivar uma economia circular. O que não puder ser reciclado será destinado a seus respectivos pontos de coleta, como Ecopontos.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________