• aninhamontemor

O papel das mídias na formação da opinião pública

A facilidade de acesso a internet e aos variados canais de televisão fez com que as mídias se tornassem os maiores canais de informação para a população, uma vez que trazem abordagens e notícias sobre diversos temas, como política, saúde, meio ambiente e segurança.

Devido a isso, a população acabou por ser diretamente influenciada pelas informações transmitidas. Porém, é necessário salientar que referidas informações, em muitas vezes, são transmitidas conforme os interesses das plataformas digitais, momento em que surgem as fake news (notícias falsas de grande repercussão popular), influenciando, inclusive, em momentos importantes como as eleições políticas e a pandemia do COVID-19.

Dessa maneira, os grandes meios de comunicação, incluem-se aqui os jornais digitais, páginas de redes sociais, rádios e canais de televisão, possuem o dever de conferência da informação antes da propagação, e o cidadão, ao consumir tal informação, deve sempre buscar a fonte e plataformas mais confiáveis para conferência.

Conforme o momento em que vivemos, a proliferação de fake news se dá de maneira muito rápida e abrangente, como um vírus. Em consonância a isso, são cada vez mais frequentes as divulgações de fatos tidos como verdadeiros, sobre vacinas, vírus e decisões governamentais referentes ao COVID-19, o que acaba sendo um risco à saúde da população de forma geral.

Por fim, vê-se que as mídias são importantes meios de comunicação que estão de forma muito fácil ao acesso de todos, assim, sendo um dos principais meios de informação e de formação de opiniões.


[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________