• Portal Costa Azul

Sabesp executa melhorias no sistema de abastecimento de Caraguatatuba

A manutenção será iniciada às 23h da próxima terça-feira (6) com previsão de conclusão até as 3h de quarta-feira (7).



A Sabesp realiza na próxima semana manutenção no sistema de abastecimento de água de Caraguatatuba. O trabalho acontece a partir das 23h de terça-feira (6) até as 3h de quarta-feira (7), com previsão de normalização do abastecimento até as 7h.

A operação visa promover a melhoria do abastecimento do sistema Porto Novo, responsável pelo abastecimento do centro de Caraguatatuba até a região sul e ainda da região norte de São Sebastião até o bairro Topovaradouro, localizado na região central.

Conforme explica o gerente operacional da Sabesp no município, engenheiro Mario Augusto Ferraz do Amaral, a intervenção consiste na instalação de uma válvula pneumática na saída dos tanques, o que possibilitará alternar a utilização de tanques e controle de fluxos proporcionando mais eficiência e segurança no abastecimento.

“É importante ressaltar que, embora possa haver alguma situação de desabastecimento, o horário escolhido para a instalação do equipamento foi de madrugada justamente para impactar o menos possível a população atendida pelo sistema Porto Novo”, ressaltou Amaral.

A manutenção pode afetar o abastecimento de imóveis somente nos bairros Perequê Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Jardim dos Sindicatos, Morro do Algodão, Pontal Santa Marina, Golfinho, Jardim Britânia, Praia das Palmeiras.

A Sabesp orienta a população que use racionalmente a água e ressalta a importância de os imóveis terem reservatório próprio (a caixa-d’água) e adequado ao número de moradores.

Mais informações e situações emergenciais nesse período podem ser registradas na Central de Atendimento ao Cliente, que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195. A ligação é gratuita.


Ainda não tem caixa-d’água? Saiba o tamanho adequado para sua residência!

Para saber o tamanho específico da caixa-d´água, há um cálculo baseado no consumo padrão de um imóvel. Uma caixa-d’água de 500 litros, por exemplo, atende plenamente uma residência com três pessoas, com consumo médio de 450 litros por dia (150 litros por pessoa). Para uma família de quatro pessoas, cujo consumo médio seja de 600 litros, o tamanho indicado do reservatório é de 1.000 litros.

Em caso de prédios, restaurantes e outros imóveis onde o consumo de água é maior, é importante consultar a norma da ABNT nº 5.626/98, sobre “Instalação Predial de Água”, que, além de fornecer informações de consumo médio, determina os critérios a serem seguidos no caso de construções de grande porte.

No Litoral Norte, há um grande número de imóveis residenciais que não possuem caixa-d’água própria e que, em casos de reparo em tubulação – serviços de rotina realizados pela Sabesp –, acabam ficando sem água por um período. Situações como essa podem ser evitadas com a aquisição de um reservatório, como determina o decreto estadual 12.342/78.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________