• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Tradicional Procissão Marítima de São Pedro Pescador será realizada neste domingo em São Sebastião

A festa no mar é o ponto alto das comemorações, onde os devotos em barcos pesqueiros, enfeitados com flores e fitas, passeiam pelo Canal de São Sebastião, saudando o santo padroeiro dos pescadores.


Foto: André Santos - PMSS


A tradicional Procissão Marítima de São Pedro Pescador, com saída do “Píer do Convento” (Paróquia Nossa Senhora do Amparo), no bairro São Francisco, será realizada neste domingo (dia 4), após a celebração de Missa Solene de São Pedro, às 8h. A procissão organizada pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” e da Secretaria de Turismo (SETUR).

A festa no mar é o ponto alto das comemorações, onde os devotos em barcos pesqueiros, enfeitados com flores e fitas, passeiam pelo Canal de São Sebastião, saudando o santo padroeiro dos pescadores.

Segundo o padre da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, André Vilela, a procissão é um ato público de fé e de entrosamento da Igreja com os setores da comunidade. “Esse é um período importante para moradores, uma grande tradição. Vamos fazer o melhor possível, sabendo que não será como antes, devido à pandemia. Mesmo assim, será uma linda festa, porque os pescadores organizaram os detalhes dos barcos para levar a beleza ao mar. Peço a São Pedro que abençoe e proteja todos os pescadores, uma atividade difícil, mas que eles enfrentam para levar o sustento para a família”.

Devido à pandemia, a Paróquia teve que reduzir o tamanho das homenagens ao Dia de São Pedro, celebrado em 29 de junho. Em anos anteriores eram realizadas festas sociais com quermesse, sorteio de prêmios e shows musicais.

Esse ano, a festa será realizada atendendo a todos os protocolos sanitários adotados durante o enfrentamento à Covid-19. Na tradicional procissão marítima, a imagem do Santo, segue de barco até a cidade de Ilhabela, onde embarcações do arquipélago se reúnem às de São Sebastião. Nesse momento do encontro dos barcos das cidades do litoral norte no canal de São Sebastião, ocorre a tradicional Benção dos Anzóis.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, destacou a comemoração. “É importante que essa tradição de mais de 50 anos se perpetue. É imprescindível prestigiar a história e a cultura do nosso povo caiçara. Por isso, sempre faço questão de prestigiar a procissão e acompanhar a benção dos anzóis, momento em que os os pescadores pedem proteção no seu ofício de buscar o peixe em alto-mar, voltando em segurança para as suas famílias”, destacou.

#PraTodosVerem: foto que mostra a parte da procissão realizada em 2019. Fim da descrição.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________